Criado em 1924 por Combatentes portugueses que serviram na Grande Guerra (1914-1918), o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes (LC) comemorou o 101.º aniversário no dia 26 de fevereiro.
Presidida pelo Tenente-general Chito Rodrigues, Presidente da LC, a cerimónia contou com a presença do Vereador do Município de Braga, João Rodrigues, Presidente do Município de Vieira do Minho, António Barbosa, Presidentes de Juntas de Freguesias da cidade de Braga, Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), Diretor do CAS-Braga/IASFA, Comandante do Comando Territorial de Braga da GNR, Comandante Distrital da PSP de Braga, Diretor da Fundação INATEL-Braga, várias entidades civis, militares e das Forças de Segurança. E, ainda, a Direção do Núcleo de Braga, os Núcleos da LC do Porto, Ribeirão, Ponte de Lima e Monção, Sócios e familiares, e população da cidade que se associou ao evento.
O Dia Festivo iniciou com o hastear das bandeiras na sede do Núcleo. Em seguida, na Basílica dos Congregados decorreu uma missa de sufrágio, pelo capelão do RC6, Rev. Padre Paulo Costa Gomes, em homenagem aos Combatentes que tombaram ao serviço da Pátria.
Finda a celebração eucarística teve lugar a cerimónia militar junto ao Monumento aos Combatentes, na Avenida Central, perante uma força do RC6 e com o seguinte protocolo: Honras militares à entidade que presidiu à cerimónia, Toque do Hino Nacional, Homenagem aos Combatentes Mortos pela Pátria, com deposição de coroa de flores, alocuções pelo Presidente Núcleo de Braga, Coronel António Estudante, e pelo Presidente da LC.
Foram impostas condecorações da Medalha Comemorativa das Campanhas a Antigos Combatentes, a Medalha de Honra ao Mérito (grau ouro) ao Núcleo de Braga e a dois elementos da respetiva Direção, e a Medalha de Bons Serviços (grau ouro) ao Sócio Combatente Victor Manuel Machado de Barros. Também foi entregue o Diploma de Honra da LC ao Coronel João Paulo Amado Vareta pelo serviço prestado ao Núcleo de Braga, e atribuídos Testemunhos de Apreço a dois Sócios por completarem 50 anos de filiação.
Na sua intervenção, o Presidente do Núcleo referiu que “No dia em que se comemora esta importante data para o Núcleo de Braga é bom relembrar a sua longa história. Com todo este passado, o Núcleo de Braga continua, atualmente, com uma área de responsabilidade que abrange 12 concelhos do Distrito, nos quais existem, monumentos aos Combatentes da Grande Guerra (Guimarães, Fafe, Barcelos, Vila Verde e Braga)”.
Destacou que o Núcleo é responsável por cinco talhões de Combatentes nos cemitérios de Braga (Monte de Arcos), Guimarães (Atouguia), Barcelos, Fão e Marinhas (Esposende), sendo a sua conservação mantida com o apoio das respetivas autarquias e que existe o projeto para a criação de um cinerário no talhão da LC em Braga. Salientou que o Núcleo continua a prestar todo o apoio administrativo aos Sócios, no que concerne a questões legais de reconhecimento dos Combatentes. Na área da saúde, proporciona de forma graciosa consultas médicas de clínica geral e atendimentos de enfermagem básica com o apoio do Dr. Vilas Boas, Dr. Victor Barros e Capitão Enfermeiro Amadeu Silva. Em 2024, efetuaram-se 121 consultas médicas e 211 atendimentos de enfermagem.
Com vista à perpetuação da memória dos Combatentes de Braga, será proposto ao Município a construção de um novo Monumento de homenagem a todos os Combatentes que serviram Portugal em todas as épocas.
Terminada a cerimónia militar, os presentes foram convidados a visitar a Exposição Temática de artigos militares patente na Fundação INATEL-Braga.
O dia de aniversário do Núcleo culminou com um almoço de convívio para 80 pessoas, terminando com o mui nobre Grito da LC proferido e liderado com garbo e entusiasmo pelo Presidente da instituição: “Liga dos Combatentes?! Valores Permanentes! Liga dos Combatentes?! Em todas as Frentes!”.