No passado dia 28 de abril de 2024, no âmbito das Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril de 1974, a Junta de Freguesia (JF) de Maçãs de Dona Maria homenageou os seus Combatentes do Ultramar, com a inauguração de um Monumento.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal (CM) de Alvaiázere, Dr. João Paulo Guerreiro, do Presidente do Núcleo de Abiul/Pombal, Sargento-mor António Luís (em representação do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues) e do Presidente da JF de Maçãs de Dona Maria, Eduardo Craveiro.
A cerimónia iniciou-se com o entoar do Hino Nacional. Seguidamente, foi inaugurado o Monumento tendo descerrado a bandeira o presidente da CM de Alvaiázere, o presidente do Núcleo de Abiul/Pombal e o presidente da JF de Maçãs de Dona Maria. Foi ainda descerrada a bandeira da placa onde constam os nomes dos soldados maçanenses, falecidos em combate.
A bênção do Monumento e a prece de homenagem aos mortos esteve a cargo do reverendíssimo padre missionário Marques. Seguiu-se a colocação de coroas de flores e prestada a “Homenagem aos Mortos”. Foi ouvido o toque de “Silêncio”, “Mortos em Combate” e “Alvorada”.
Por fim, tiveram lugar as intervenções do presidente da JF de Maçãs de Dona Maria, do presidente da CM de Alvaiázere e do presidente do Núcleo de Abiul/Pombal, que fez a leitura da mensagem enviada para o efeito, pelo Presidente da Liga dos Combatentes. Todos enalteceram os valores, sacrifício e determinação dos que se bateram na Guerra do Ultramar. A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui