Em 28 de julho de 1924 foi fundada a Delegação das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, tendo como primeiro Presidente António Ferreira Damião Júnior. No passado dia 28 de julho de 2024, o atual Núcleo das Caldas da Rainha comemorou o seu 100.º aniversário.
As comemorações desta importante efeméride decorreram na Escola de Sargentos do Exército (ESE), localizada nas Caldas da Rainha, e iniciaram-se com uma Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate junto do monumento aos Combatentes existente nesta Unidade Militar, com a deposição de uma coroa de flores.
Seguiu-se uma Sessão Solene no Auditório da ESE, na qual foram proferidas alocuções pelas seguintes entidades: Presidente do Núcleo, Tenente-coronel Emanuel Sebastião; Presidente Honorário do Núcleo, Tenente-coronel Carlos Lopes; Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques; e, Vogal da Direção Central da Liga dos Combatentes, Arq. Eduardo Varandas dos Santos.
O Presidente do Núcleo das Caldas recordou o trabalho dos órgãos sociais que passaram pelo Núcleo ao longo destes cem anos de atividade, tendo realçado a ligação de proximidade com as instituições militares e civis caldenses, assim como com os mais de 600 Sócios do Núcleo. Reforçou, ainda, o anúncio da edificação de um monumento no cemitério das Caldas da Rainha, no presente ano, esclarecendo que metade do valor necessário é suportado pela autarquia, agradecendo este apoio. O Núcleo suportará os restantes custos através da angariação de donativos de beneméritos, tendo alcançado até ao momento uma verba que representa cerca de 25% do total, continuando a receber donativos até ao final do ano.
No decorrer da Sessão Solene, foram atribuídos Diplomas de Apreço aos Sócios e Combatentes do Núcleo que, em 2024, completaram 25 ou mais anos de associados da Liga dos Combatentes, nomeadamente: António de Almeida, António dos Santos, Daniel Gonçalves, Fernando Madruga, Gaspar Martins, Joaquim Serralheiro, Joaquim Serrenho, José Camilo, Marcelino Vieira e Sabino Félix.
Após a Sessão decorreu uma Missa de Ação de Graças na Capela da ESE em homenagem a Todos os Combatentes por Portugal.
O dia comemorativo do Núcleo das Caldas da Rainha culminou com um almoço de confraternização no restaurante “O Cortiço”, em Tornada, reunindo cerca de 160 Sócios, Combatentes, familiares e amigos num ambiente de alegria, boa disposição e camaradagem.
Este dia marcante na vida associativa do Núcleo das Caldas contou com a presença das Delegações dos Núcleos do Oeste da Liga dos Combatentes de Alcobaça, Batalha, Leiria, Rio Maior, Marinha Grande e Peniche, a que se juntaram os Núcleos de Torres Vedras e Vila Franca de Xira, revelando o apoio, entreajuda e coesão existente entre os Núcleos da Instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui