Núcleo da Marinha Grande – 50 anos do 25 de abril

0
604
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, a Direção do Núcleo da Marinha Grande preparou um conjunto de iniciativas evocativas desta data histórica.
Na manhã do dia 19 de abril, o Núcleo levou a cabo uma preleção alusiva à efeméride da Revolução dos Capitães na Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. Esta preleção, apresentada pelo Coronel Óscar Rodrigues, Coronel Perdigão Fernandes e Tenente-coronel António Canhoto da Direção do Núcleo da Marinha Grande teve o objetivo de aproximar toda a comunidade escolar da história recente da transição democrática de Portugal e dos valores de abril.
Ao final da tarde do dia 24 de abril, o Núcleo promoveu uma sessão cultural preparada especialmente para a evocação do 50.º aniversário do 25 de Abril. Esta sessão cultural contou com a apresentação de histórias e memórias, declamação de poesia e momentos musicais, tendo o seguinte programa:
  • 17H00: Abertura da sessão pelo Presidente do Núcleo, Coronel Óscar Rodrigues;
  • 17H05: Histórias vividas e contadas por quatro Sócios Combatentes em serviço militar no período do 25 de Abril (Carlos Roldão, Amílcar Moderno, José Santos e Fernando Dias);
  • 17H45: Declamação de três poesias alusivas ao 25 de Abril escritas pelos Sócios Combatentes Amílcar Moderno (1) e Fernando Alves (2);
  • 17H55: Música ao vivo com temas alusivos à época, interpretados pelo Sócio Combatente Amílcar Moderno.
     
No dia 25 de abril, o Núcleo organizou uma cerimónia pública de homenagem a todos os Combatentes Marinhenses falecidos na Guerra do Ultramar (1961-1975), junto do Monumento aos Heróis do Ultramar, localizado no Parque Mártires do Colonialismo. A cerimónia teve o seguinte programa:
  • 09H00: Hastear das Bandeiras na sede do Núcleo;
  • 09H50: Concentração dos participantes e da assistência junto ao Monumento erigido aos Combatentes mortos em combate, no Parque Mártires do Colonialismo da Marinha Grande;
  • 10H00: Homenagem aos Combatentes com deposição de flores no Monumento, seguido de um minuto de silêncio;
  • 10H05: Discursos alusivos à efeméride pelo Presidente do Núcleo e pelo Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui