Em 11 de maio de 2024, o Núcleo da Guarda comemorou o seu 100.º Aniversário. As comemorações tiveram início pelas 10h00 na sede do Núcleo, onde teve lugar a Cerimónia do Hastear da Bandeira Nacional e da Bandeira da Liga dos Combatentes.
Junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no Jardim José de Lemos, foi realizada a cerimónia comemorativa do Centenário do Núcleo, onde teve lugar a cerimónia de homenagem aos mortos, onde dois combatentes na Guerra do Ultramar depuseram uma coroa de flores junto ao monumento, em homenagem a todos os Combatentes mortos ao serviço da Pátria.
Estiveram presentes na cerimónia comemorativa diversas autoridades civis e militares, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Eng. Sérgio Costa, o Secretário-geral e o 1.º Vogal Administrativo da Direção Central da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário e Tenente-coronel Pires Martins, o Presidente da Junta de Freguesia da Guarda, Professor João Prata, o Presidente da Assembleia de Freguesia da Guarda, António Peres de Almeida, o 2.º Comandante do Regimento de Infantaria 14, Tenente-coronel José Ventura, o 2.º Comandante do Comando Distrital da PSP da Guarda, Intendente Artur Massa, o 2.º Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda, Tenente-coronel Cura Marques, o Tenente-coronel Correia Gonçalves, em representação do Comandante da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.
Seguiu-se a cerimónia de imposição de condecorações, onde dois Combatentes que serviram Portugal na Guerra do Ultramar foram agraciados com a Medalha Comemorativa das Campanhas do Ultramar. Nesta cerimónia foi atribuída, a título póstumo, a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, grau Ouro, ao antigo Presidente do Núcleo da Guarda, Arménio Farinha Miranda. Foram ainda agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, grau Prata, cinco sócios Combatentes do Núcleo da Guarda e com a Medalha de Bons Serviços, grau Cobre, o Sócio Apoiante António dos Santos.
Na Igreja da Misericórdia foi celebrada uma missa de sufrágio pelos Combatentes já falecidos, presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda, Dom Manuel Felício. Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento aos Combatentes na Guerra do Ultramar do Concelho da Guarda. Teve ainda lugar, o tradicional almoço de confraternização dos combatentes.
Ao terminar as comemorações, foi ainda inaugurada, no Teatro Municipal da Guarda, a Exposição “Centenário da Liga dos Combatentes, 1923-2023”, onde esteve presente a Vice-presidente da Câmara Municipal, Dra. Amélia Fernandes.
Associaram-se ainda às comemorações, os Núcleos de Belmonte, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel e Viseu, assim como os Combatentes, associados e amigos do Núcleo da Guarda.
Bem-Haja a todos aqueles que marcaram presença nas comemorações do Centenário do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes e prestaram a justa e merecida homenagem aos Combatentes da Guarda e de Portugal.