Museu do Núcleo do Porto

Localizado no centro da cidade, o Museu do Núcleo do Porto da Liga dos Combatentes é um marco dedicado a homenagear e preservar os esforços dos Combatentes de Portugal. O museu destaca-se, não só pela localização estratégica na cidade, estando próximo de uma das ruas mais famosas da cidade (Rua Santa Catarina), mas também pela capacidade de conectar os visitantes à história militar e à cultura local.
O espaço físico do museu ocupa um edifício histórico – Palacete do Visconde Pereira Machado (1822-1868), estando dividido em diversas salas temáticas que exibem uniformes, medalhas, documentos e fotografias que contam a história de coragem e sacrifício dos soldados em plenas Guerras Mundiais e Guerra do Ultramar, sendo um centro educacional que promove a compreensão do impacto humano dos conflitos e da importância da Paz.
Este museu tem como missão a integração, documentação, investigação, preservação e divulgação de materiais que representem a participação dos Combatentes portugueses em diversos conflitos. O seu objetivo primordial é conservar a memória do património histórico e cultural desses Combatentes, bem como das atividades realizadas pela Liga dos Combatentes.
DESCUBRA MAIS…
A exposição permanente no Museu do Núcleo do Porto enfatiza valores patrióticos e celebra as conquistas históricas de Portugal, com um destaque particular para o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O espaço é enriquecido com uma variedade de objetos militares, incluindo armas, munições, equipamentos, mapas e uniformes, além de documentos e fotografias. A coleção também conta com itens de natureza artística, como artesanato em metal e madeira, gravuras, esculturas em gesso, pinturas, relíquias, condecorações que reconhecem a heroísmo e sacrifício dos soldados.
A sala dedicada à Guerra do Ultramar (1961-1975) apresenta arte em madeira, marfim, osso e metais, juntamente com indumentárias, objetos decorativos de animais, ornamentos e uma série de utensílios de caça e do quotidiano das tribos, assim como artefactos do artesanato local. Esta sala também exibe armamento, fotografias, documentos operacionais, uniformes e equipamento de campanha dos expedicionários portugueses, tendo uma grande maioria das peças em exposição sido doada pelos Combatentes. Adicionalmente, as várias salas do museu no palacete edificado no século XIX, com arquitetura neoclássica, apresentam tetos em estuque trabalhado com motivos neoclássicos centrais, além de alguns frescos de Paolo Pizzi.
O museu também proporciona acesso à Biblioteca do Núcleo do Porto, que possui coleções especializadas em temas como a Primeira Guerra Mundial, a Guerra do Ultramar e as Operações de Paz, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de aprofundar os seus estudos nestas áreas cruciais da história militar nacional.

INFORMAÇÕES

Localização
Rua Formosa, 121
4445-168 Porto
Como chegar
Autocarro (STCP): 200, 207, 302, 501 e 600
Metro (Metro do Porto): Estações da Campanhã, Bolhão e Aliados
Comboio (CP): Estação de São Bento
Contactos
Telefone: 222 006 101 /  913 060 168
E-mail: porto@ligacombatentes.org
Facebook 
Horário
Aberto de segunda a sexta das 9h00 às 17h00
Encerra dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
Acessibilidades
Espaços sem rampas de acesso a utilizadores de cadeiras de rodas
Entrada permitida a cães-guia
Bilheteira
(Pagamentos em dinheiro)
Bilhete normal: 3€
Grupos (+10 pessoas): mediante contacto prévio
Entrada gratuita: Sócios da Liga dos Combatentes, Antigos Combatentes (mediante apresentação do cartão identificativo)
CEDÊNCIA DE ESPAÇOS PARA EVENTOS
O museu oferece instalações para eventos musicais e palestras, criando um ambiente inspirador e rico em história. Estes eventos são cuidadosamente selecionados para serem consistentes com a missão do museu de promover a educação e a cultura, enriquecendo assim a oferta cultural da cidade, formando deste modo um ambiente que evoca para a reflexão e aprendizagem do seu público-alvo. Para mais informações entre em contacto connosco!