Temos de honrar a memória daqueles que lutaram pela nossa bandeira e pelos familiares que nos deram um exemplo de união, resiliência, dedicação e heroísmo. Não nos podemos esquecer que aquilo de que as pessoas agora se queixam não tem comparação com o que os Combatentes passaram. Foi desta forma que o atual Presidente da CML, Dr. Gonçalo Lopes, se dirigiu aos Combatentes no 8.º Encontro de Combatentes do Concelho de Leiria que se realizou no dia 22 de setembro.
O Arquiteto José Eduardo Varandas, representante do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, leu a sua mensagem para os Combatentes, onde referiu que “todos estivemos sujeitos à condição militar e que foi esta que hoje nos cimenta a tranquilidade de termos cumprido um dever supremo para com o país, como militares que fomos”. Este encontro, que reuniu centenas de Combatentes e familiares, constou de uma Eucarística em honra dos Combatentes já falecidos e foi celebrada pelo Rev. Padre e Capelão Luís Morouço, uma cerimónia militar prestada pelo RA4 de homenagem aos Combatentes que sacrificaram a vida em defesa de Portugal e terminou com um lanche convívio animado pelo Grupo de Concertinas da Bajouca. Alguns Combatentes foram condecorados com as Medalhas Comemorativas das Campanhas:
António de Jesus Nogueira (Angola 1969/1971) António Pereira Marques (Guiné 1965/1967) Manuel Simões (Guiné 1970/1972) Manuel Duarte Pereira (Guiné 1970/1972) José Pereira Duarte (Moçambique 1970/1972) Salvador de Jesus Pereira (Moçambique 1972/1974) Manuel Joaquim Duarte das Neves (Moçambique 1974/1975) O Doutor Rui Pinheiro, médico voluntário no Núcleo de Leiria recebeu um louvor do Presidente da Liga dos Combatentes, em reconhecimento dos serviços por si prestados.