No passado dia 13 de abril de 2025, O Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes (LC) realizou junto ao Monumento aos Combatentes do concelho de Tábua, a Cerimónia do Dia Nacional do Combatente e do 107.º aniversário da Batalha de La Lys.
A Cerimónia foi presidida pelo Vereador Eng. David Pinto, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Dr. Ricardo Cruz. Estiveram ainda presentes o Presidente do Núcleo de Coimbra da LC, Tenente-coronel João Paulino, o Presidente da Junta de Freguesia de Tábua, Francisco Pais, o Presidente da Junta de Freguesia de Candosa, José Cardoso, Combatentes, familiares e amigos.
O programa constou do seguinte: 11H00 – Missa de sufrágio pelos Combatentes falecidos, na Igreja Matriz de Tábua; 12H15 – Concentração dos convidados e combatentes junto ao Monumento aos Combatentes; 12H25 – Chegada das Entidades convidadas; 12H30 – Início da Cerimónia – Execução do Hino Nacional – Homenagem aos Combatentes falecidos, com a deposição de coroas de flores; Alocução do Presidente do Núcleo de Tábua da LC, Primeiro-Sargento Armando Pereira Costa; Alocução do Vereador Eng. David Pinto; Apresentação de um texto pela aluna Miriam Guerreiro Lourenço, da Escola Secundária de Tábua; Imposição das Medalhas Comemorativas das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas a Combatentes da Guerra do Ultramar (1961–1975).
Foi imposta a medalha aos seguintes Combatentes: Arménio Almeida Castanheira (Angola 1963-1965); José Carlos Borges da Costa (Angola 1969-1971); António Manuel Correia Pereira (Guiné 1970-1972) e Sebastião Borges Ferrão (Guiné 1974).
A Cerimónia terminou com a execução do Hino da LC. 13h30 – Almoço convívio no Pavilhão Gimnodesportivo de Candosa, onde estiveram presentes cerca de uma centena de participantes, entre combatentes familiares e amigos, pretendeu a atual direção do Núcleo de Tábua proporcionar a todos os camaradas, um momento de confraternização e o estreitamento dos laços de camaradagem e amizade. Fotografias: Sócio Combatente Manuel Pereira


