Dia Nacional do Combatente 2025 – Évora

0
116
No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Combatente e do 107.º aniversário da Batalha de La Lys, a Direção do Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, Porta-guião e respetivo Guião, participaram nas referidas cerimónias, as quais decorreram junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na vila da Batalha, que foram presididas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A nível local, 11 de abril foi a data escolhida pelo Núcleo de Évora para organizar e realizar as suas cerimónias. Devido às condições meteorológicas adversas que se faziam sentir nesse dia, a cerimónia que iria decorrer em dois locais distintos (Junto ao Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar no Largo dos Castelos e no Monumento de Homenagem aos Mortos da Grande Guerra no Rossio de São Brás, ambos na cidade de Évora), foi cancelada. Manteve-se, no entanto, o almoço de confraternização que decorreu na Quinta Nova do Degebe (Catering Galhetas) e no qual participaram cerca de uma centena de pessoas.

Os Antigos Combatentes da Guerra do Ultramar, durante demasiado tempo viveram na sombra do esquecimento, levando consigo as cicatrizes de uma guerra distante e cruel, sacrificaram-se em nome de Portugal e enfrentaram, a solidão, o medo, o calor abrasador do clima africano e a dureza dos combates.

Como tal, entendeu a Direção do Núcleo, que as condecorações que justa e merecidamente iriam ser atribuídas a estes heróis na cerimónia militar, a qual havia sido cancelada pelo motivo já mencionado, não poderia ser prolongada ainda mais no tempo, assim, e embora reconhecendo que não ser o local mais apropriado, decidiu impôr as referidas condecorações no espaço onde decorreu o almoço, em ambiente fechado, e a salvo da intempérie que se fazia sentir no exterior.

A atribuição da Medalha das Campanhas das Forças Armadas aos Antigos Combatentes é mais do que um simples gesto simbólico, é um imperativo de justiça e memória. O país ao conceder esta distinção, está a honrar não apenas a coragem e o sacrifício de cada Combatente, mas também a dignidade de todos aqueles que, em silêncio, carregaram as marcas da guerra. 
Homenagear estes Combatentes, é respeitar a verdade da nossa história, um dever de gratidão e uma forma de reafirmar que a Pátria não pode abandonar aqueles que a serviram com honra, devoção e zelo.

Foram condecorados os seguintes Antigos Combatentes: 
– Ex-Furriel Joaquim Francisco Eduardo, Angola 1973-75;
– Ex-1ºCabo Francisco Alberto Horta Nova Garcia, Moçambique 1962-64;
– Ex-1ºCabo António Augusto Coelho, Angola 1967-69;
– Ex-1ºCabo Manuel António Micaelo Raposo, Guiné 1968-70;
– Ex-1ºCabo Joaquim Tomás Letras Serpa, Angola 1969-71;
– Ex-1ºCabo Marcos Armando Santana Rufo, Angola 1970-72;
– Ex-Marinheiro João Leonardo Vicente Dias, Angola 1972-74;
– Ex-Soldado Domingos José Ferro, Índia 1961-65;
– Ex-Soldado Joaquim Manuel Ruivo Horta Nova, Angola 1963-65;
– Ex-Soldado Otílio Barrosinho Paulo, Guiné 1963-65.
– Ex-Soldado José Francisco Trindade Pereira, Angola 1963-65 (a título póstumo);
– Ex-Soldado António Elias Vaqueira, Moçambique 1966-68;
– Ex-Soldado Manuel António Serra Prates, Angola 1968-70;
– Ex-Soldado António Luís José, Angola 1970-72;
– Ex-Soldado António Isidro Vaquinhas Quintas, Moçambique 1972-74.
Da parte da tarde e com a melhoria das condições meteorológicas, a Direção do Núcleo deslocou-se até ao Monumento de Homenagem aos Mortos da Grande Guerra, a fim de prestar homenagem a todos os Combatentes falecidos, com a deposição de flores por parte das seguintes entidades:
– Exército Português/Liga dos Combatentes;
– Câmara Municipal de Évora;
– Câmara Municipal de Viana do Alentejo;
– Junta de Freguesia de Alcáçovas;
– Guarda Nacional Republicana;
– Polícia de Segurança Pública;
– Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora;
– Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
O Núcleo de Évora agradece à Câmara Municipal de Évora, Direção de Formação do Exército Português e Coronel de Assistência Religiosa, Padre Jorge Matos, a colaboração prestada na execução das cerimónias do Dia do Combatente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui