O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes (LC) comemorou no dia 12 de abril de 2025, o Dia Nacional do Combatente e o 107.º Aniversário da Batalha de La Lys (9 de abril de 1918).
A cerimónia devido às condições meteorológicas adversas, foi marcada por dois momentos distintos, o primeiro dos quais com a habitual deposição de flores no monumento aos Combatentes, junto às Portas de São Vicente, e o segundo momento, com a parte protocolar de entrega de condecorações, Diplomas de Apreço e Prémios de Desempenho, realizou-se na Sala Alentejo do Museu Militar de Elvas.
Estiveram presentes e assistiram a esta cerimónia diferentes autoridades, militares, civis e religiosas, Associações militares, Combatentes de diferentes épocas e suas famílias, população Elvense em geral, destacando-se entre elas as seguintes:
– Presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida; – Diretor do Museu Militar de Elvas, Cor Nuno Duarte; – Comissário Luís Pinheiro da CMD PSP Portalegre; – Comandante do Destacamento Territorial de Elvas-GNR, em suplência Alferes Rui Sá; – Presidente da Junta de Freguesia de Caia e São Pedro e Alcáçova, José Galguinho; – Presidente da Junta de freguesia da Assunção, Ajuda, Salv. e Sto Ildefonso, Joaquim Amante; – Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins; – Os Presidentes e seus representantes dos Núcleos da LC de Évora, Sargento-chefe Bravo dos Santos e de Estremoz Sargento-ajudante Mário Tiago; – Padre Ricardo Lameiras, entre outras entidades civis e militares, nomeadamente os a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo e a Delegação dos Fuzileiros Juromenha/Elvas, a Associação do Cemitério dos Ingleses, a Associação dos Amigos do Museu Militar.
Após a cerimónia de deposição de flores junto ao Monumento houve uma deslocação ao Museu Militar para a se proceder à segunda parte das atividades associadas a esta cerimónia.
O Sargento-ajudante Paulo Galego, Sócio do Núcleo de Elvas da LC e anterior membro da Direção, fez uma pequena alusão histórica a estas comemorações. Após o cerimonial de homenagem aos Mortos, foram respeitados alguns momentos de silêncio, tendo sido recitada uma pequena prece pelo Padre Ricardo Lameiras, seguido de toque de Alvorada.
O Presidente do Núcleo Sargento-mor Cav José Miguêns usou da palavra para agradecer a amabilidade do Coronel Nuno Duarte, por ter autorizado a utilização das instalações do Museu Militar e mais propriamente a Sala Alentejo, que veio acrescentar dignidade e promover a solenidade do ato que se comemora. Agradeceu às autoridades presentes o apoio que tem recebido, em diferentes momentos e atividades que o Núcleo promoveu ao longo do último ano, anunciou algumas iniciativas e teve uma palavra de Força e União para com os seus elementos da Direção.
A cerimónia ficou concluída com a emocionante imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, solenizou-se a dignidade do momento, atribuindo este pequeno reconhecimento público a Carlos Manuel Santana Escarduça (Guiné 1967/1968). Recebeu a condecoração em sua representação Abílio Reis. Foram entregues Testemunhos de Apreço aos seguintes Sócios:
Com 46 anos de inscrição na LC – Sócio Combatente n.º 82839, João José Mourato Pereira;
Com mais de 25 anos de inscrição na LC – Sócio Combatente n.º 86748, António Sardinha; – Sócio Combatente n.º 116876, Eurico Domingos Candeias; – Sócio Combatente n.º 126434, João António Cacheirinha.
Esta cerimónia militar, pelo simbolismo implícito permitiu a preservação e valorização da memória histórica e coletiva dos seus Heróis e a promoção da Cultura militar de Portugal e de alguma forma a promoção da Paz.
Após a cerimónia militar, realizou-se o Almoço de confraternização do Dia do Combatente, que reuniu vários sócios e suas famílias, num convívio salutar e prazenteiro, onde no final foi sorteado um Voucher, que premiou um dos casais presentes, com um fim semana em qualquer Hotel do Grupo de Vila Galé de norte a sul do país.