O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes esteve presente nas cerimónias do Dia Nacional do Combatente e 106.º aniversário da Batalha de La Lys, que decorreram no passado dia 7 de abril de 2024 no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
As cerimónias integraram uma missa, honras militares, discursos, a imposição de condecorações e o desfile das forças em parada. A anteceder o desfile das forças em parada constituídas por um batalhão conjunto, um dos momentos altos foram os discursos das Altas Entidades que presidiram ao evento. Em consonância com as palavras do Tenente-general Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou a importância dos militares na construção de uma nação democrática, sem poder esquecer o valioso recurso humano em geral, e o “Homem Militar” como elemento essencial em toda a estrutura, nunca perdendo de vista a necessidade de continuar a lutar pelo que há muito se clama e é necessário para todos aqueles que lutaram por Portugal.
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, na sua primeira deslocação como ministro, também no seu discurso, considerou que Portugal ainda tem deveres a cumprir “numa política justa de antigos combatentes”, no sentido de tratar melhor os seus problemas sociais ou de saúde, e honrar os militares que vivem essa memória, “fizeram esse sacrifício e cumpriram com honra a missão que lhes foi atribuída”.
Toda a cerimónia foi amplamente participada e aplaudida, renovando-se aqui o compromisso com todos os militares, com todos os antigos Combatentes e com todos os Soldados por Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui