No passado dia 14 de abril, o Núcleo de Monção da Liga dos Combatentes realizou a cerimónia evocativa do Dia Nacional do Combatente junto ao talhão da Liga dos Combatentes, no Cemitério Municipal de Monção, evocando o 106.º aniversário da Batalha de La Lys que foi a efeméride escolhida para o Dia do Combatente.
A cerimónia foi presidida pelo Vereador da Câmara Municipal de Monção – Agostinho Correia e contou com as presenças do Vereador Filipe Quintas, do Presidente de Junta de Freguesias de Mazedo e Cortes – Tiago Morais Rodrigues, do Presidente de Junta de Freguesias de Monção e Troviscoso – Vítor Manuel Rodrigues da Silva e do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção. Estiveram presentes, a acompanhar o guião do Núcleo de Monção um grupo alargado de Combatentes monçanenses, em formatura que muito abrilhantaram a cerimónia. Do evento destaca-se a tradicional cerimónia de homenagem aos mortos, deposição de coroa de flores e a missa, na igreja Matriz, de homenagem aos combatentes mortos.
No decorrer do evento usaram da palavra o Presidente do Núcleo de Monção, que de forma simples enalteceu o contributo dos Combatentes monçanenses na criação da sociedade que hoje somos, nomeadamente o contributo dos combatentes do ultramar na criação das condições que conduziram ao 25 de abril, o vereador Agostinho Correia enalteceu o espírito patriótico de todos os combatentes portugueses.