Realizaram-se no passado dia 27 de abril, em Matosinhos, as cerimónias de Comemoração do Dia do Combatente, do 15.º Aniversário do Núcleo e do Cinquentenário do 25 de abril, promovidas pelo Núcleo e pela Câmara Municipal de Matosinhos e que contaram com a presença do Vice-presidente da Câmara, Dr. Carlos Mouta, e de outras entidades. A cerimónia militar decorreu em frente ao Memorial de Homenagem aos 70 combatentes do concelho de Matosinhos mortos na Guerra do Ultramar, localizado no cemitério de Matosinhos (Sendim), onde se encontravam posicionados os Porta-Guiões dos Núcleos de Matosinhos, Penafiel, Porto e o Porta-Guião do Comando da Zona Marítima do Norte e um clarim dos Bombeiros Matosinhos-Leça da Palmeira.
Devido às condições meteorológicas extremamente adversas, a cerimónia militar iniciou-se às 10h00, mas foi reduzida à cerimónia de homenagem aos mortos caídos pela Pátria, procedendo-se à deposição de coroas de flores pelas 9 entidades presentes na cerimónia. No fim, foi cantado o Hino Nacional pelo Grupo Coral do Núcleo e por todos os presentes. Pelas 11h00, no Hotel Tryp Expo, em Leça da Palmeira, na Sala Galeão, deu-se início à Sessão Solene com a condecoração com a Medalha Comemorativa das Campanhas de 7 sócios combatentes do Ultramar e a entrega de Testemunhos de Apreço a dois sócios e a uma sócia com 50 anos de associados. De seguida, o Presidente do Núcleo, em memória futura do 1.º Centenário da Liga dos Combatentes, ofereceu uma garrafa de vinho La Lys Grande Reserva a várias entidades que desenvolveram ações de benemerência em prol do Núcleo e dos seus sócios, tendo sido igualmente oferecidas a todos os sócios que completaram 50 anos de associativismo na Liga dos Combatentes. Estas ofertas foram acompanhadas de um diploma de reconhecimento.
A sessão solene prosseguiu com a leitura do discurso do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente General Chito Rodrigues, realizado no Dia Nacional do Combatente na Batalha, no dia 07abr2024; prosseguiu com o uso da palavra pelo representante do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira e pelo Presidente do Núcleo de Matosinhos, que fez uma apresentação no âmbito das Comemorações do Cinquentenário do 25 de abril, nos termos da Diretiva Nº 10 da Direção Central. Para terminar a Sessão Solene foi ouvida a música “E depois do adeus” interpretada pelo 1.º Sargento, músico, da Marinha, Pedro Sampaio, com o seu instrumento musical eufónio. Cerca das 13H00, os 136 participantes iniciaram, na Sala Caravela, o almoço de confraternização. O programa para este dia prosseguiu com a atuação do Quinteto de Metais mais percussão da Banda de Moreira da Maia de que faz parte o Vogal do Núcleo, Sargento Chefe Domingos Batoca. O seu desempenho foi brilhante e muito apreciado por todos os participantes que interagiram com grande satisfação com as músicas apresentadas. O Presidente do Núcleo agradeceu a sua colaboração por participarem neste dia tão importante, oferecendo-lhes uma lembrança feita pelo artesão e Vogal José Oliveira.
Para encerrar o programa estabelecido, o Presidente da Direção e o Presidente da Assembleia-geral cortaram o bolo, cantaram-se os parabéns ao Núcleo e a dois casais de sócios que neste dia festejaram 49 anos de casados e foi lançado o Grito da Liga. De entre as entidades já referidas estiveram igualmente presentes o nosso sócio, Dr. Eduardo Pinheiro, deputado da Assembleia da República, o 2.º Comandante da Zona Marítima do Norte, Capitão de Fragata Mendes Valente, o Presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Engº Pedro Gonçalves, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Sr. José Tunes, os representantes do Presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Sr. Fernando Monteiro, do Presidente da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Sta. Cruz do Bispo, Sr. Vitor Alves, o Presidente do Núcleo do Porto, os representantes dos Presidentes dos Núcleos de Penafiel e da Maia, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio, Dr. Joaquim Silva, os representantes dos Presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Leixões, Sr. Nuno Lima, e de Matosinhos-Leça da Palmeira, Eng. António Acílio, entre outros convidados.
Como notas relevantes deste dia fica a disponibilidade, a dedicação e o empenho evidenciados pelos nossos dirigentes que tudo fizeram para que a concretização de um dos dias com mais significado para o Núcleo fosse um êxito, agradecendo-se a presença das entidades convidadas e que acompanharam as cerimónias. É de salientar, mais uma vez, a evidência da importância da realização destas cerimónias para fortalecer os laços de amizade e de união entre dirigentes, sócios, familiares e amigos envolvidos pela sua demonstração de adesão aos objetivos da Liga: defesa dos valores morais e históricos de Portugal, promoção da solidariedade social e do apoio mútuo aos mais carenciados.