O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, comemorou no dia 9 de abril de 2024, o Dia Nacional do Combatente e o 106.º aniversário da Batalha de La Lys. A cerimónia realizou-se no Memorial aos Combatentes da Grande Guerra, no jardim perto das Portas de São Vicente. A grandeza desta celebração foi marcada pela presença das autoridades militares, civis e religiosas, dos Combatentes de diferentes épocas, das suas famílias e da população Elvense em geral.
A cerimónia foi presidida pelo Coronel Lourenço Azevedo, Comandante do RC3 e contou com a presença das seguintes entidades: – Presidente da Assembleia Municipal de Elvas, Dr.ª Graça Luna Pais; Vereador Hermenegildo Rodrigues em representação do Presidente do Município; Arquiteto Varandas dos Santos, em representação da Direção Central da Liga dos Combatentes; Presidente da Junta de Freguesia de Caia e São Pedro e Alcáçova, José Galguinho; José Ferreira em representação do Presidente da Junta de freguesia da Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso; TCor Carlos Carretas em representação do Diretor do Museu Militar de Elvas; Padre Jerónimo Fernandes, pároco da freguesia entre outras entidades civis e militares, nomeadamente a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo e a Delegação dos Fuzileiros Juromenha/Elvas.
No início da cerimónia o SAj Paulo Galego, membro da Direção do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, fez uma pequena alusão histórica a estas comemorações. Após o cerimonial de homenagem aos Mortos e deposição de flores e respeitado um minuto de silêncio, foi recitada uma prece pelo Padre Jerónimo, seguido de toque de Alvorada.
Foram efetuadas alocuções pelo Presidente do Núcleo SMor Cav José Miguêns e pelo Arq. Varandas dos Santos, representante da DC da Liga dos Combatentes. Uma Secção do Regimento de Cavalaria 3 prestou as honras militares.
A cerimónia ficou concluída com a emocionante imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas, na simplicidade das pessoas, solenizou-se a dignidade do momento ao receberem este pequeno reconhecimento público: António Rosa – Moçambique (1964/1966) e António Brinquete – Angola (1973/1974).
A Direção do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatente, congratula-se com o facto de finalmente ter sido feita justiça a estes homens que de forma abnegada, serviram a sua Pátria. Foram entregues Testemunhos de Apreço aos Sócios com mais de 50 anos e 25 anos de inscrição na Liga dos Combatentes.
50 anos de inscrição ininterrupta na Liga dos Combatentes: – João Miguel Sequeira e António Manuel Pisco Romão.
25 anos de inscrição ininterrupta na Liga dos Combatentes: – João Avelino Massano Antunes; Raúl Vitorino Alvarrão Mota; José António Barbas Corado; Manuel Direitinho; José Joaquim Capitão; Joaquim Monteiro e José Lagarto.
Esta cerimónia militar, pelo simbolismo implícito permitiu a preservação da memória histórica e coletiva dos seus Heróis e a promoção da Cultura militar de Portugal. Após a cerimónia militar, realizou-se o Almoço de confraternização do Dia do Combatente.