O Núcleo de Tábua da Liga dos Combatentes (LC) realizou a 17 de novembro de 2024, no Jardim do Monumento da Grande Guerra, em Vila Nova de Oliveirinha, a cerimónia do 106.º aniversário do Armistício da Grande Guerra e do 50.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar. A cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, contou com a presença das seguintes entidades: um representante da União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, Francisco Pais; Presidente da Junta de Freguesia de Tábua, Antigos Combatentes e familiares, bem como, população em geral.
A cerimónia teve o seguinte programa:
10H30 – Missa na igreja matriz de Vila Nova de Oliveirinha; 11H25 – Concentração dos convidados e Combatentes junto ao Jardim da Grande Guerra; 11H30 – Início da cerimónia com a execução do Hino Nacional; Homenagem aos combatentes falecidos, com a deposição de coroas de flores, executado o toque de Silêncio e o toque de Homenagem aos Mortos, de seguida foi lida uma Prece, após o qual foi executado o Toque de Alvorada, significando um Hino de Esperança e de Fé na convicção de que o esforço e sacrifício dos nossos camaradas não foram em vão; Alocução do Presidente do Núcleo de Tábua da LC, Primeiro-sargento Armando Costa; Alocução do Presidente da Câmara Municipal de Tábua; Apresentação de um texto sobre a Grande Guerra, pela aluna do 12.º Ano do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Tábua, Beatriz Alexandra Martins Santos. Tendo terminada a cerimónia com o Hino da Liga dos Combatentes; 12H30 o Núcleo de Tábua da LC realizou na freguesia de São João da Boa Vista, uma cerimónia em homenagem aos Combatentes da freguesia falecidos em nome de Portugal, que constou com o descerrar de uma placa no exterior do cemitério, com a seguinte frase “Neste cemitério estão sepultados Combatentes por Portugal – 17 de novembro de 2024”.
O Presidente do Núcleo de Tábua da LC fez uma alocução alusiva à cerimónia, tendo também usado da palavra a Presidente da Junta de Freguesia de São João da Boa Vista, Marisa Bernardo, e o Vereador David Pinto, em representação do Presidente do Município de Tábua. Esteve ainda presente a Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Midões, Susana Oliveira.
A seguir foram depositadas coroas de flores pelo Núcleo de Tábua e pela Junta de Freguesia de São João da Boa Vista, no Monumento de Homenagem aos Combatentes da freguesia que morreram na Guerra do Ultramar, nomeadamente o Alferes miliciano e José Júlio Fonseca Gil, morto em combate em 7 de fevereiro de 1973 (Moçambique), o seu corpo encontra-se no jazigo com o seu nome no cemitério de Tábua e o Soldado João Nogueira Marques, falecido por doença em 5 de fevereiro de 1963 na Guiné, o seu corpo encontra-se sepultado no cemitério de Bissau – campa 49. Estes heróis que abnegadamente dignificaram a sua Pátria, deixando a sua terra e as suas famílias, partindo para o desconhecido, de onde infelizmente nem todos regressaram. Estiveram ainda presentes na cerimónia, elementos da Direção, o Porta-guião do Núcleo, familiares dos Combatentes falecidos, Antigos Combatentes, e população em geral. Pelas 13H00, realizou-se o almoço-convívio “O Magusto do Combatente”, na Associação Recreativa e de Melhoramentos de São João da Boavista, com a presença de cerca de oitenta conviveres, entre Combatentes, familiares e amigos.
Estiveram também presentes o Eng. David Pinto, em representação do Presidente do Município de Tábua, a Presidente da Junta de Freguesia de São João da Boa Vista e a Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Midões. Pretendeu a atual Direção do Núcleo de Tábua da LC, proporcionar a todos os camaradas um momento de confraternização e o estreitamento dos laços de camaradagem e amizade pessoas, entre Combatentes, familiares e amigos. (Fotografias: Sócios Combatentes Manuel Pereira e Paulo Matos)