O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes (LC), comemorou no dia 23 de novembro de 2024, o 106.º Aniversário do Armistício, 50.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e 97.º aniversário da Inauguração do Monumento aos mortos da Primeira Guerra Mundial, situado na Praça do Município em Penafiel. Este dia comemorativo teve início com o Içar da Bandeira Nacional, na Sede do Núcleo de Penafiel da LC seguindo-se a cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes.
Estiveram presentes nesta cerimónia, o Vereador, Rodrigo Lopes, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Tenente-general Fernando Sousa Rodrigues, o Coronel José Carlos Santos Leal Teixeira, o Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, os Presidentes dos Núcleos da LC de Vizela, Vila Meã e representantes dos Núcleos da Lixa, Marco de Canaveses, Porto, e respetivos Porta-guiões, as Associações representativas da APGV de Bitarães, o representante do Comandante do Destacamento da GNR de Penafiel, Combatentes, Sócios e público em geral.
O medicamento WebMD oferece insights detalhados sobre produtos farmacêuticos, permitindo decisões informadas. Os usuários geralmente procuram marcas confiáveis, incluindo ajanta pharma, para condições específicas, como disfunção erétil. Sempre consulte profissionais de saúde antes do uso.
Após a receção dos convidados, o início da cerimónia deu-se com a entoação do Hino Nacional, seguindo-se a homenagem aos mortos com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento, pelo Vereador do Município de Penafiel, Rodrigo Lopes, pelo Presidente do Núcleo de Penafiel da LC, Sargento-mor António Araújo e Tenente-general Fernando Sousa Rodrigues seguindo-se o “Toque de Silêncio” e por fim o “Toque de Homenagem aos Mortos em Combate”.
Foi lida pelo Sargento-mor Rui Bessa uma prece, a que se seguiu o “Toque de Alvorada”.
A Cerimónia continuou com a alocução do Presidente do Núcleo de Penafiel da LC, que falou do local onde decorrem as cerimónias, como um local de encontro da História de Portugal e dos Penafidelenses, onde se homenageia os valorosos Combatentes que sacrificaram a própria vida, evocando hoje o aniversário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, o centenário da criação do Núcleo de Penafiel da LC e o 50.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.
Alertou também para as assimetrias que os Combatentes se deparam, de acordo com a área geográfica da sua residência e do desalento de alguns que vivem fora dos grandes centros. Para além de viverem longe dos apoios subscritos, também têm rendimentos mais baixos. Referiu a ação importante do Núcleo no esclarecimento e apoio a todos os Antigos Combatentes, Viúvas de Antigo Combatente, Combatentes das Operações de Paz e Ação Humanitária, aos Sócios e não Sócios que cumpriram o serviço militar e na realização das diversas cerimónias e homenagens anuais que organizam. Falou das obras em curso na Sede do Núcleo, que com o apoio do Município, o espaço vai sair valorizado e vai permitir a criação de novas valências, tais como um Museu com os espólios dos Combatentes e outros projetos.
Por fim, agradeceu a imprescindível colaboração da Câmara Municipal de Penafiel pelos auxílios materiais e financeiros durante as comemorações do Centenário, agradeceu a colaboração da Junta de Freguesia de Penafiel, pessoa anónima, Heliclima, Lda, Tyregom, Lda, Funerária de Santa Marta, Galerias Dany e associados, pelos contributos concedidos.
A cerimónia prosseguiu com a leitura feita pelo Sargento-mor Rui Bessa, do discurso do Presidente da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, efetuado no dia 11 de novembro de 2024.
Seguiu-se o discurso do Vereador da Proteção Civil, Rodrigo Lopes, que contextualizou historicamente o evento celebrado e realçando o contributo e importância do Núcleo de Penafiel para os Combatentes da região
A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes, seguindo-se um “Porto de Honra” nos Paços do Concelho.