Dia do Armistício 2024 – Penafiel

0
12
O Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes (LC), comemorou no dia 23 de novembro de 2024, o 106.º Aniversário do Armistício, 50.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar e 97.º aniversário da Inauguração do Monumento aos mortos da Primeira Guerra Mundial, situado na Praça do Município em Penafiel. Este dia comemorativo teve início com o Içar da Bandeira Nacional, na Sede do Núcleo de Penafiel da LC seguindo-se a cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes.
Estiveram presentes nesta cerimónia, o Vereador, Rodrigo Lopes, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Tenente-general Fernando Sousa Rodrigues, o Coronel José Carlos Santos Leal Teixeira, o Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Carlos Leão, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, os Presidentes dos Núcleos da LC de Vizela, Vila Meã e representantes dos Núcleos da Lixa, Marco de Canaveses, Porto, e respetivos Porta-guiões, as Associações representativas da APGV de Bitarães, o representante do Comandante do Destacamento da GNR de Penafiel, Combatentes, Sócios e público em geral.
Após a receção dos convidados, o início da cerimónia deu-se com a entoação do Hino Nacional, seguindo-se a homenagem aos mortos com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento, pelo Vereador do Município de Penafiel, Rodrigo Lopes, pelo Presidente do Núcleo de Penafiel da LC, Sargento-mor António Araújo e Tenente-general Fernando Sousa Rodrigues seguindo-se o “Toque de Silêncio” e por fim o “Toque de Homenagem aos Mortos em Combate”.
Foi lida pelo Sargento-mor Rui Bessa uma prece, a que se seguiu o “Toque de Alvorada”.
A Cerimónia continuou com a alocução do Presidente do Núcleo de Penafiel da LC, que falou do local onde decorrem as cerimónias, como um local de encontro da História de Portugal e dos Penafidelenses, onde se homenageia os valorosos Combatentes que sacrificaram a própria vida, evocando hoje o aniversário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, o centenário da criação do Núcleo de Penafiel da LC e o 50.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar.
Alertou também para as assimetrias que os Combatentes se deparam, de acordo com a área geográfica da sua residência e do desalento de alguns que vivem fora dos grandes centros. Para além de viverem longe dos apoios subscritos, também têm rendimentos mais baixos. Referiu a ação importante do Núcleo no esclarecimento e apoio a todos os Antigos Combatentes, Viúvas de Antigo Combatente, Combatentes das Operações de Paz e Ação Humanitária, aos Sócios e não Sócios que cumpriram o serviço militar e na realização das diversas cerimónias e homenagens anuais que organizam. Falou das obras em curso na Sede do Núcleo, que com o apoio do Município, o espaço vai sair valorizado e vai permitir a criação de novas valências, tais como um Museu com os espólios dos Combatentes e outros projetos.
Por fim, agradeceu a imprescindível colaboração da Câmara Municipal de Penafiel pelos auxílios materiais e financeiros durante as comemorações do Centenário, agradeceu a colaboração da Junta de Freguesia de Penafiel, pessoa anónima, Heliclima, Lda, Tyregom, Lda, Funerária de Santa Marta, Galerias Dany e associados, pelos contributos concedidos.
A cerimónia prosseguiu com a leitura feita pelo Sargento-mor Rui Bessa, do discurso do Presidente da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, efetuado no dia 11 de novembro de 2024.
Seguiu-se o discurso do Vereador da Proteção Civil, Rodrigo Lopes, que contextualizou historicamente o evento celebrado e realçando o contributo e importância do Núcleo de Penafiel para os Combatentes da região
A cerimónia terminou com o Hino da Liga dos Combatentes, seguindo-se um “Porto de Honra” nos Paços do Concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui