Dia do Armistício 2024 – Braga

0
159
O Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes levou a efeito, no passado dia 13 de novembro, a cerimónia comemorativa do 106.º aniversário do Armistício da Grande Guerra.
Do programa constou: hastear das bandeiras; missa de sufrágio; e cerimónia militar junto ao Monumento aos Combatentes. Cumprindo a tradição dos dias festivos, as cerimónias iniciaram-se pelas 09h00, com o hastear das bandeiras (a Bandeira Nacional e a da Liga dos Combatentes), na sede do Núcleo.
Às 10h30, na Basílica dos Congregados, o capelão do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), Rev. Pde. Paulo Jorge Gomes, celebrou uma missa de sufrágio, em homenagem aos Combatentes que tombaram ao serviço da Pátria, e aos associados de Núcleo que faleceram recentemente. Na sua homilia deu especial ênfase à paz, referindo que “celebrar este dia… é celebrar, de facto, o dom da paz” e “que todos nós reflitamos sobre a necessidade de falar da paz, de rezar pela paz e trabalhar todos os dias, e de todas as maneiras, para que ela seja uma realidade cada vez mais duradoura”.
Finda a celebração eucarística, por volta das 11h15, teve lugar a cerimónia militar evocativa da efeméride, junto ao Monumento aos Combatentes, na Avenida Central, onde já se encontrava uma força do RC6. A cerimónia teve a seguinte sequência: honras militares à entidade que presidia à cerimónia; deposição de uma coroa de flores junto ao monumento; Discurso do Comandante do RC6; leitura da mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes, alusiva à efeméride, pelo Presidente do Núcleo de Braga, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira; Imposição da Medalha Comemorativa das Campanhas a cinco Antigos Combatentes; Entrega de Diplomas de Apreço a oito Antigos Combatentes que completaram 50 anos como sócios da Liga dos Combatentes; e Hino da Liga dos Combatentes.
Estiveram presentes vários representantes das Autarquias, outras entidades civis, militares e das forças de segurança, os elementos da Direção do Núcleo, o Porta-guião, sócios e seus familiares e, ainda população civil da cidade que se quis associar ao evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui