O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano. Em honra, memória e respeito pelos Combatentes falecidos, também a Instituição Militar, naturalmente, consagrou este dia à memória saudosa de todos os que, servindo as Forças Armadas, deram à Pátria o que de mais precioso possuíam – a sua própria vida.
Neste sentido e no cumprimento das diretivas da Direção Central da Liga dos Combatentes (LC), a Direção do Núcleo de Estremoz da LC deslocou-se, no passado dia 2 de novembro, aos respetivos Talhões/Ossários dos Combatentes dos cemitérios da sua área de responsabilidade, nomeadamente Talhão e Ossário da Cidade de Estremoz, no Ossário da Cidade de Borba e no Talhão da Vila de Fronteira, onde foram prestadas as respetivas honras e depositadas coroas de Flores pelas entidades presentes.
Na cidade de Estremoz, a cerimónia contou com a presença do Tenente-coronel de Cavalaria Fernando Lopes, em representação do Comandante do Regimento de Cavalaria 3, bem como uma Força de escalão secção do RC3, a qual prestou as devidas honras militares. Estiveram ainda presentes, o Presidente da Autarquia, Prof. José Daniel Sadio, bem como alguns elementos da Vereação.
Na cidade de Borba, além da Direção do Núcleo de Estremoz da LC, esteve presente o Presidente da Autarquia, António Anselmo.
Na vila de Fronteira o Núcleo foi recebido pela Vereadora Rita Rodrigues em representação do Presidente da Autarquia, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, António Luís Palrão e por alguns Antigos Combatentes.
No decorrer das cerimónias o presidente do Núcleo de Estremoz da LC enalteceu o sentido de respeito e gratidão demonstrado pela presença de todos quantos compareceram nas mesmas e nas quais foi manifestado o desejo profundo de homenagear aqueles que serviram Portugal nas Forças Armadas.