Decorreu em 29 de maio de 2024, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa, a cerimónia militar evocativa do Dia das Operações de Paz e Humanitárias promovida pela Liga dos Combatentes. Esta cerimónia reuniu os militares dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), da Guarda Nacional Republicana e da Polícia Segurança Pública.
Presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, a evocação contou com a presença do Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Pedro Pessanha, do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Amorim, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues, entre outras entidades militares e civis.
O programa da cerimónia deste ano incluiu as alocuções do Presidente da Liga dos Combatentes, do orador convidado e da Secretária de Estado da Defesa Nacional, a que se seguiu a imposição de condecorações, o desfile das Forças em parada, a homenagem aos Mortos ao Serviço das missões internacionais de Paz com deposição de coroas de flores.
Os condecorados no decorrer da cerimónia foram: 
Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes (grau ouro)
 – Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Antonino Aurélio Vieira de Sousa
 – Presidente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira
 – Presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Sargento-chefe Carlos José Rodrigues Sá Pombo
 – Antigo Presidente do Núcleo de Queluz da Liga dos Combatentes, Sargento-mor Pedro Manuel de Sá Gonçalves
 – Vogal do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Primeiro-sargento José Alberto Ferreira Silva
 – Sócio Combatente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Alberto Gomes Freitas
Medalha Comemorativa da Soldiers of Peace International Association
 – Capacete Azul António Filipe da Silva Ramires
Após a cerimónia foi inaugurada no Museu do Combatente uma exposição subordinada ao tema «Lisboa Antiga», da autoria de Isabel Martins, baseada na coleção de postais do Sócio Combatente Dr. António Manuel de Moraes, e que pode ser visitada por todos os interessados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui