Em 16 de junho de 2017, foi festejado o Dia da Cidade. Integrado nestas comemorações esteve a inauguração de um Memorial aos mortos do concelho,  na Grande Guerra, na Flandres e em Moçambique. Presente na cerimónia para além do presidente da Câmara de Olhão, Dr. António Pina, e do presidente da Liga dos Combatentes General Chito Rodrigues esteve a senhora Ministra do Mar Engª Ana Paula Vitorino e o senhor Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, para além do presidente da Assembleia Municipal, presidentes de junta de freguesia, representantes dos três ramos das Forças Armadas e Forças de Segurança, presidentes dos  Núcleos do Algarve, combatentes e famílias, muita população.
A cerimónia iniciou-se com as palavras do Presidente do Núcleo de Olhão, Humberto Gomes, que deu as boas-vindas, agradeceu as presenças e descreveu a cerimónia que ia realizar-se. Seguiu-se uma evocação e a bênção do memorial pelo pároco da freguesia de Olhão, após o que a Ministra do Mar, o Presidente da Câmara de Olhão e o presidente da Liga dos Combatentes colocaram uma coroa de flores a que se seguiram outras entidades.  Um clarim executou os toques de mortos em combate e de alvorada.
As três entidades atrás referidas inauguraram então o memorial onde se inscreveram os nomes dos militares do concelho mortos durante a Grande Guerra.
Usaram depois da palavra o Presidente da Liga dos Combatentes e o Presidente da Câmara de Olhão.
A cerimónia terminou com o hino da Liga dos Combatentes. O memorial agora inaugurado evocando os militares caídos na Grande Guerra junta-se ao monumento recentemente inaugurado em homenagem aos combatentes do ultramar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui