Núcleo de Évora – 101.º aniversário

0
40
O Núcleo de Évora da Liga dos Combatentes, organizou e realizou no dia 15 de novembro, a sessão solene evocativa do 101.º aniversário da sua fundação.
A referida cerimónia, foi presidida pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, e decorreu no Salão Nobre da Delegação de Évora da Fundação INATEL, cujas instalações se situam em pleno Centro Histórico da Cidade Património Mundial, mais concretamente, no Palácio do Barrocal, um Solar urbano de traça Renascentista, caracterizado por uma arquitetura de linhas neoclássicas, típicas da Renascença e com um extrema elegância e sumptuosidade, mandado construir por ordem de D. Rui de Melo (Conselheiro de D. João III) em 1542.
A sessão solene iniciou-se com a intervenção do Presidente do Núcleo, Sargento-chefe Joaquim Santos, o qual começou por saudar todos os presentes. Seguidamente, fez uma alusão ao 106.º aniversário do Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e ao 50.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar. Depois, fez uma retrospetiva de todas as atividades e eventos que foram realizados pelo Núcleo ao longo do ano, bem como, pelas intervenções de cariz médico, psicológico e social à responsabilidade do CAMPS 6.
Da intervenção do Presidente do Núcleo, também merece realce, a informação acerca do número de Sócios ativos, cuja totalidade, atualmente ascende aos 3610, divididos pelas diversas categorias, 846 Sócios Combatentes, 433 Sócios Efetivos, 648 Sócios Extraordinários e 1683 Sócios Apoiantes. Desde o princípio do ano, já se registaram mais 438 novas inscrições.
O Presidente do Núcleo, terminou a sua alocução, dirigindo palavras elogiosas, de gratidão e apreço, aos Sócios presentes no salão e que posteriormente iriam ser distinguidos com Testemunhos de Apreço pelos seus 50 ou 25 anos de filiação na Liga dos Combatentes.
Palavras essas que passamos a citar: “Infelizmente vivemos numa sociedade cada mais materialista e despejada de valores, falamos dos valores de pertença, de comunhão, de união e fidelização a uma determinada sociedade, comunidade, grupo ou instituição, como tal, é cada vez mais raro testemunhar a longevidade que estes nossos sócios nos oferecem.
Serão sempre insuficientes os adjetivos para qualificar tal conduta, ainda assim, em meu nome pessoal e do Núcleo de Évora, quero sentidamente agradecer-vos, e deixar aqui um público louvor pelo vosso amor à Liga dos Combatentes. É para nós uma honra e um privilégio contar convosco na nossa família. Bem Hajam!!! “.
Seguiu-se a intervenção do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, o qual começou por saudar todas as Entidades, Convidados e Sócios presentes.
Depois da saudação, parabenizou o Núcleo de Évora, não só pela comemoração do seu aniversário, mas principalmente e dando ênfase, ao facto de o nosso Núcleo, ter praticamente a mesma longevidade da Liga dos Combatentes e à dinâmica que tem demonstrado ao longo da sua centenária existência, merecendo destaque, o número de sócios que têm, os quais são a maior garantia da perenidade da nossa Instituição.
Destaca-se ainda da sua alocução, o facto de ter deixado bem vincado que a Liga dos Combatentes, é a “Liga dos Combatentes da paz e pela paz”, citando Mahatma Gandhi, advogado e político: “Não há caminho para a Paz. A Paz é o caminho”.
Por fim, recordou aos presentes, que foi assinado um protocolo com o Hospital das Forças Armadas, o qual garante a todos os sócios da Liga dos Combatentes, o acesso a esta Instituição de Saúde Militar, tendo ainda informado, acerca do Despacho que garante a gratuitidade de medicamentos aos Antigos Combatentes.
Após as duas alocuções, o Presidente da Liga dos Combatentes, condecorou o Guião do Núcleo de Évora, com a mais alta condecoração que está instituída na Liga dos Combatentes, a Medalha de Honra ao Mérito, grau Ouro.
Seguiu-se a condecoração aos dois Delegados de Alcáçovas, pelo extraordinário trabalho que têm desenvolvido naquela vila histórica, quer na promoção e divulgação dos valores e objetivos da Liga dos Combatentes, como também, nas largas centenas de novos sócios que têm angariado para a nossa Instituição, assim, foram condecorados os seguintes sócios: Sócio Combatente n.º 57625, José Tomás Carmo Grou e Sócio Combatente n.º 164891, Custódio Fura Mochila.
Outro dos momentos altos da sessão solene, talvez o mais impactante, foi a entrega dos Testemunhos de Apreço aos Sócios que completaram de forma ininterrupta, 50 ou 25 anos de filiação na Liga dos Combatentes.
50 ANOS DE FILIAÇÃO (por antiguidade)
Joaquim António Marques Bicho, Jacinto José Mestre Caetano, José Manuel Lopes da Silva, Vitor Joaquim Raposo, Amaro Martinho Barreto Frango, José Francisco Rosado Alves, Florindo José Imaginário Alfaiate, António Joaquim Bexiga Diogo, Joaquim José Caeiro Franco, Luís Manuel Gonçalves Bravo da Mata, José Serrano Matias, Joaquim André Torres Mira, Flamino José Neto, Bernardino José Dias Prates, Manuel Francisco Silva Serrano, Armando Manuel de Matos Barbosa, Estevão Catarino dos Reis Bicho, Honorato Botas Carreira, José Tomás Carmo Grou, José Domingos Ferreira de Almeida, António José Ferreira Alves Marques, Manuel Evaristo Pontes Correia, António Manuel Batista Varela, António Joaquim Fatias Prates, Francisco José Rodrigues, Francisco Manuel Lamy Costa, António José Magro Rebocho, José Maria Guerra Mendes, Lucílio António Caeiro, Adelino Brandão Laranjeira, António Joaquim Brandão Pelicio, Joaquim Florêncio Toscano, Joaquim José Pinheiro Peralta, Bernardino António Ramalho dos Santos, Joaquim Alberto Baltazar Cágado, José Maria Roque, Joaquim Manuel da Conceição Carvalhal, António Fernando Saúde, António Manuel Santos da Silva, Francisco António Cavaco Borlinhas, Mário José de Oliveira Louro, João Luís Carraça Barrinha, José Joaquim das Mercês Hortinhas, António Fernando Figo Venda, Francisco Artur Vieira, José Manuel Bravo Murteira, Luís Mora, Carlos José Marques Rosmaninho, Amadeu José de Castro Peixe, Bernardino José Pombinho Batista, José Joaquim Teixeira Caetano, Joaquim Diogo Marques dos Reis, Vítor Manuel Marques dos Santos, Luís Fernando Loureiro Abílio, João Firmino Gavela Figueiredo, José Francisco Carrão Godinho Vilalva, Fernando Manuel de Matos Pinto, Maria Carolina Covas Monginho, Maria Vitória Cabeçana Caetano.
25 ANOS DE FILIAÇÃO (por antiguidade)
Alfredo Adelino Barrambana, Vitor Manuel Lázaro Godinho, Carlos Manuel Charrua Figueira, Norberto Manuel Borges Cardador, Jorge Manuel Marques de Matos, Arnaldo Manuel Ferreira, Arsénio António Valverde Trouxa, Felicidade da Conceição Pereira Ramos de Carvalho.
Para além dos muitos Sócios e Familiares que estiveram presentes e lotaram o Salão Nobre do INATEL, destacamos ainda as seguintes Entidades:
– Presidente da Câmara de Redondo, Dr. David Galego; Presidente da União de Freguesias de Évora, Arquiteto Francisco Brito; Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Dr.ª Florbela Fernandes; Representante da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Dr. Eduardo Luciano; Representante da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Dr.ª Bárbara Matadinho; Diretor da Unidade de Saúde Militar de Évora, Tenente-Coronel Gil Borges; Representante da GNR, Major José Amaral; Representante da PSP, Subintendente, Bruno Jacob; e Representante da ADFA, Sr. José Lourenço.
Para além destas Entidades, destacamos a presença da nossa Anfitriã, Dr.ª Leontina Bastos, Diretora da Delegação de Évora da Fundação INATEL, a quem mais uma vez, expressamos o nosso enorme reconhecimento e gratidão, pelo inexcedível apoio e empenho, tanto à sua pessoa enquanto responsável pela Delegação, como também, ao próprio INATEL enquanto Instituição.
Agradecemos encarecidamente, a um parceiro da comunicação social local, o Jornal Diário do Sul e à sua jornalista Marina Pardal, que ao longo dos anos, nos tem ajudado a divulgar as nossas iniciativas e cerimónias. 
Estendemos ainda o nosso sincero agradecimento, à Sr.ª Lilian Martins, e à sua filha, Kawanny Martins, que gentilmente e graciosamente fizeram a cobertura fotográfica do evento.
E, porque os últimos são os primeiros, os nossos sinceros agradecimentos a todos os sócios e familiares que nos honraram com a sua distinta presença, presença essa, que veio dar mais brilhantismo e relevância a esta nossa ilustre comemoração.
A sessão solene terminou com a entoação do hino da Liga dos Combatentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui