Dia do Armistício 2024 – Seixal

0
29
O Núcleo do Seixal da Liga dos Combatentes (LC) esteve presente, no dia 11 de novembro 2024, nas comemorações do 106.º aniversário do Armistício da Grande Guerra e do 50.º Aniversário do Fim da Guerra do Ultramar, que se realizou junto ao Monumento aos Combatentes, em Belém, numa cerimónia muito participada por Antigos Combatentes, os quais não quiseram deixar de dizer “Presente”. O Núcleo do Seixal esteve representado pela Direção e pelo seu Porta-guião.
Neste dia evoca-se o cessar-fogo de uma guerra, o Armistício que colocou fim à guerra, e a Paz que promove a segurança, a tranquilidade e estabilidade entre os povos. No fundo, nesta cerimónia recordámos aqueles que viveram e morreram na guerra e homenageamos os que conseguiram promover a paz.
Evocar a Grande Guerra e a Guerra do Ultramar, é a garantia de que não nos esquecemos do passado, com o intuito de preparar no futuro a paz e a harmonia entre os Estados e entre os homens e mulheres que lhe dão vida. 
Parafraseando Mahatma Gandhi, advogado e político “Não há caminho para a Paz. A Paz é o caminho”. 
Cumprir a missão da LC passa entre muitas ações, por fazer cumprir o lema e continua a honrar os mortos, não deixando de lutar pela dignidade dos Antigos Combatentes vivos. Neste âmbito, foi publicamente transmitida a decisão do atual Governo, por proposta do Ministro da Defesa Nacional (MDN), Nuno de Melo, e expressa no DL 61/2024, ouvida a LC, garantindo a gratuitidade de medicamentos aos Antigos Combatentes pensionistas a partir de 2025/2026 e 90 porcento dos medicamentos psicofármacos para todos os Antigos Combatentes independentemente da idade.
Foi também transmitida a excelente decisão de relevo, que diz respeito à celebração de Protocolo no âmbito da saúde, tomada pelo General CEMGFA Nunes da Fonseca, por proposta do Diretor do Hospital das Forças Armadas (HFAR), Comodoro Francisco Gamito, com a concordância do senhor MDN, que autorizou a realização de um protocolo entre o HFAR e a LC, recentemente assinado, permitindo o acesso de forma condicionada, de membros da LC ao HFAR. Duas medidas tomadas no âmbito da saúde pelas quais a LC ambicionava e vê finalmente realizadas. 
Quando o homem quer a obra nasce!
As cerimónias terminaram com a visita à Sala Aljubarrota, no Museu do Combatente, onde se encontra patente ao público duas exposições, uma elaborada no Museu do Combatente, tendo como fonte o Exército, e subordinada ao título “Um Exército sempre pronto ao serviço dos portugueses” e outra da Associação das Operações Especiais, intitulada “O Caminho dos Rangers”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui