O Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes (LC) assinalou 106.º aniversário do Armistício e 50.º aniversário do fim da Guerra do Ultramar, no dia 13 de novembro de 2024, com uma cerimónia solene em homenagem aos combatentes.
A Praça Heróis do Ultramar foi o palco escolhido para as celebrações, onde o Tenente-coronel João Paulino, presidente do Núcleo de Coimbra da LC, dirigiu umas palavras de saudação, sublinhando os projetos estratégicos da LC e destacando o trabalho desenvolvido pelo Centro de Apoio Médico, Psicológico e Social. A cerimónia foi marcada por diversas homenagens e reconhecimentos. Foram entregues testemunhos de apreço a quatro sócios combatentes com 40 anos de associação:
– Alfredo Lopes Rego; – António Coelho Cardoso; – José Alves de Matos; – José Gomes Duarte.
– O Porta-estandarte e Sócio Combatente, Joaquim Linhares, foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito da Liga dos Combatentes, Grau Prata. – O Sócio Combatente Feliciano Pereira, que serviu em Angola entre 1967 e 1969, foi condecorado com a Medalha Comemorativa das Campanhas.
Três exemplares do livro “Memórias de Coragem – Relatos de Antigos Combatentes” foram entregues a Antigos Combatentes que serviram em Angola, Guiné e Moçambique, como forma de reconhecimento e valorização dos seus testemunhos:
– Vasco Pesado da Silva; – José Orlando; – Álvaro Gonçalves.
A cerimónia contou com a deposição de coroas de flores no monumento aos Heróis do Ultramar, onde foram prestadas honras militares e uma prece proferida pelo capelão da Brigada de Intervenção.
No final, convidaram-se os presentes para um magusto de confraternização na sede do Núcleo, na Rua da Sofia.