O Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes (LC) comemorou o seu 100.º aniversário no passado dia 29 de setembro.
A Delegação de Rio Maior da Liga dos Combatentes da Grande Guerra foi criada em 2 de setembro de 1924, pelas 20h30, em reunião da Direção da LC em Lisboa, então, no Largo da Trindade, n.º 17 – 2.º andar, composta por Eugénio Carlos Mardel Ferreira, Afonso Júlio Cerqueira, Eduardo Romero e José Esquível, sendo nomeado para o cargo de Presidente, o Combatente da Grande Guerra em França, Raúl Gomes Costa.
As cerimónias comemorativas do centenário iniciaram-se na sede do Núcleo com a receção aos Sócios e convidados oficiais, nomeadamente: o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Eng. Santana Dias; o Vogal da Direção Central da LC, Arq. Eduardo Varandas; os Presidentes das Freguesias do Concelho de Rio Maior (Rio Maior, Asseiceira, São Sebastião, Arrouquelas, São João da Ribeira, Marmeleira/Assentiz); o representante da Escola de Sargentos do Exército, Major Lucas Machado; o Presidente e 2.º Comandante da Associação de Bombeiros Voluntário de Rio Maior; o representante do Agrupamento de Escolas Marinhas de Sal, professora Susana Marques; a Dr.ª Daniela Cardoso, Assistente Social do CAMPS 1 – Lisboa;  os  Núcleos do Oeste da LC (Caldas da Rainha, Peniche, Alcobaça, Batalha, Leiria e Marinha Grande), bem como os Núcleos de Santarém, Vila Franca de Xira e Torres Vedras; e Sócios do Núcleo de Rio Maior que fizeram questão de estar presentes desde o início das atividades.
No seguimento das comemorações, no Jardim Municipal, junto ao Monumento aos Combatentes Riomaiorenses, teve início a cerimónia de Homenagem aos Combatentes com a Condecoração do Guião do Núcleo com a Medalha de Honra ao Mérito (grau ouro), tendo a respetiva fita sido colocada pelo Vogal da Direção Central da LC. Foi, de seguida, prestada Homenagem aos Combatentes falecidos, tendo sido colocadas duas coroas de flores, do Núcleo e da Junta de Freguesia de Rio Maior, junto ao monumento, seguido de um minuto de silêncio.
Antes da comitiva seguir para celebração eucarística na Igreja Paroquial de Rio Maior, foi também deposta uma coroa de flores no Monumento a São Nuno de Santa Maria, Patrono da Liga dos Combatentes.
No final da celebração eucarística, as comemorações seguiram o respetivo programa com o almoço convívio, que tal como tem sido habitual todos os anos, decorreu no restaurante “O Talego”, onde estiveram presentes 132 pessoas, entre Sócios e convidados. Durante o almoço tomaram a palavra o Presidente do Núcleo, José Carlos Santos, o representante da Direção Central, e o Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Eng. Santana Dias. Foram também distribuídas lembranças alusivas ao centenário do Núcleo a todos os Sócios e convidados, e entregues Diplomas de Apreço aos Sócios com 10 ou mais anos de associados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui