O Núcleo de Matosinhos realizou um passeio turístico ao Algarve, de 15 a 19 de outubro, com um grupo de 55 Sócios, familiares e amigos, de acordo com o plano de atividades para o corrente ano.
A concentração dos participantes deste passeio teve lugar em frente ao Regimento de Transmissões, onde se iniciou a viagem com destino a Évora para a primeira paragem e visita cultural ao Templo Romano de Évora, à Sé catedral e à Praça do Giraldo. O almoço deste primeiro dia decorreu na Messe Militar de Évora, onde o Núcleo foi recebido pelo gerente da Messe, Major Branco, que explicou a história e as obras de reabilitação a que foi sujeita a igreja local. No fim do almoço, o Presidente do Núcleo, em nome de todos os presentes, agradeceu ao Major Branco e aos seus colaboradores a forma amável e hospitaleira como todos foram tratados, oferecendo-lhe a Medalha do Núcleo como prova de reconhecimento. A viagem prosseguiu em direção a Lagos para jantar na Messe militar local.
O dia 16 de outubro foi um dia livre para visita à cidade de Lagos, de acordo com o programa previamente estabelecido. Visitaram-se os principais pontos de interesse de acordo com as sugestões do roteiro, elaborado pelo Vogal do Núcleo, Sargento-mor José Gomes.
No dia seguinte, o grupo visitou Tavira e alguns dos seus pontos de interesse turístico, nomeadamente a Igreja da Misericórdia, onde se iniciou uma tarde de fados muito apreciada por todos, devido à grande qualidade profissional demonstrada na interpretação dos fados cantados e na excelente qualidade dos músicos, assim como a forma como interagiram com o público assistente.
No dia 18 de outubro, na parte de manhã, visitou-se o Jardim Zoológico de Lagos, um espaço bem organizado e com grande diversidade de animais (aves, mamíferos, répteis, peixes e anfíbios). Da parte da tarde, o grupo visitou a Fortaleza de Sagres, o Centro Expositivo da Fortaleza (inaugurado em 2023) e o Cabo de S. Vicente. Na viagem de regresso de Sagres a Lagos, houve ainda tempo para uma breve paragem na Ponta da Piedade, local em que foram apreciadas as suas grutas.
O último dia da viagem ficou reservado para o regresso ao Porto. Esta atividade, com um balanço extremamente positivo, caracterizou-se por momentos muito agradáveis de boa disposição e de convívio, contou com a inscrição de cinco novos Sócios. O feedback dos participantes foi no sentido do Núcleo de Matosinhos repetir numa próxima oportunidade, este tipo de atividades promotoras da cultura nacional.