Em 11 de outubro, pelas 16H30, comemorou-se o 13.º aniversário do Núcleo do Pinhal Novo da Liga dos Combatentes (LC) com uma cerimónia junto ao Monumento aos militares combatentes do Concelho de Palmela que tombaram nos diversos teatros de operações em que Portugal participou.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Palmela (CMP), Dr. Álvaro Balseiro Amaro, o Presidente da Direção Central da LC, Tenente-general Chito Rodrigues, o representante da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, o representante do Comandante do Campo de Tiro, Tenente-coronel Osvaldo Silva, o Comandante do Agrupamento de Postos do Pinhal Novo e Poceirão da GNR, Segundo-sargento Mário Coutinho, o Pároco da Freguesia do Pinhal Novo, Padre José Barata Joaquim, Presidentes dos Núcleos da LC do Montijo, Seixal e Sesimbra, bem como todos os membros da Direção do Núcleo do Pinhal Novo e ainda cerca de sessenta sócios e respetivas famílias.
Discursou o Presidente do Núcleo do Pinhal Novo, Coronel Carlos Oliveira, começando por agradecer todo o apoio que a CMP tem dispensado ao Núcleo e de seguida congratulando-se com a presença do Tenente-general Chito Rodrigues, referindo que tal situação só poderia funcionar como um incentivo e continuidade do trabalho realizado por todos os elementos da Direção e colaboradores deste Núcleo.
Na sequência deu ênfase a um conjunto diversificado de iniciativas tomadas no âmbito do apoio social aos Sócios, sobretudo aos mais necessitados, bem como o apoio social possível aos munícipes mais necessitados através das organizações mais representativas que, no Município, se dedicam ao apoio social.
Neste âmbito mencionou, também, os protocolos assinados com instituições da área da saúde, da comercialização de produtos alimentares e da prestação de serviços básicos que estão à disposição dos Sócios e respetivas famílias, permitindo-lhes acederem a esses bens e serviços essenciais a preços mais baixos.
Por fim, salientou ainda a concretização de diversas atividades de natureza cultural e social com os Sócios do Núcleo, com o apoio continuado da CMP, com o objetivo de lhes proporcionar momentos diferentes de confraternização e de amizade, combatendo assim o isolamento social.
Foi entregue um louvor ao Sócio Combatente n.º 169.805, Armando Dias (membro da Direção), pela sua colaboração contínua que tem mantido, ao longo dos últimos anos com o Núcleo do Pinhal Novo como elemento ativo, dedicado e disponibilidade permanente e comportamento exemplar. Seguidamente foi condecorado o Sócio Combatente n.º 170.940, Clemente Moura com a Medalha Comemorativa das Campanhas em Angola, 1970/72.
Este dia de aniversário terminou com lanche de confraternização em que estiveram presentes cerca de 60 sócios e respetivas famílias.