Núcleo do Pico – Dia do Combatente do Pico

1
245
Como é usual desde há 34 anos, os Combatentes do Pico comemoraram no passado dia 5 de outubro,  o “Dia do Combatente do Pico”. Este ano, o evento teve lugar na freguesia da Prainha do concelho de S. Roque do Pico, onde terminou o projeto do Núcleo do Pico para que todas as freguesias tivessem um memorial no qual constassem os nomes dos naturais de cada freguesia que foram Combatentes na Guerra do ultramar.
O evento constou de missa, soberbamente cantada pelo grupo coral da igreja paroquial da Prainha, a que se seguiu a inauguração do memorial aos Combatentes daquela freguesia, com a participação do presidente da Câmara de S. Roque do Pico, presidentes de Junta do Pico, representantes dos presidentes da Câmara de Madalena e Lajes do Pico, representantes dos comandantes da Zona Marítima dos Açores, comandante da Zona militar e comandante Regional dos Açores da GNR. Usaram da palavra no decorrer da cerimónia o presidente do Núcleo do Pico da Liga dos Combatentes, Genuíno Madruga Gomes e o presidente da Câmara Municipal de S. Roque do Pico, Luís Silva.
A banda filarmónica da freguesia, Sociedade União Prainhense executou o hino nacional em continência ao Estandarte Nacional, os toques de silêncio, marcha de homenagem aos mortos, alvorada por seis trompetes a duas vozes e o hino da Liga dos Combatentes, tudo de maneira sublime, sendo de salientar a empenho do maestro da banda filarmónica, professor Hélder Bettencourt, para que assim acontecesse.
Terminada a cerimónia teve lugar um almoço de convívio em que participaram trezentas e dezoito pessoas, entre Combatentes, familiares e convidados.
De salientar o empenho da presidente da Casa do Povo local, que organizou e dirigiu a confeção e o serviço do almoço para que tudo tivesse a excelente qualidade e que por todos foi reconhecido.
No próximo ano o evento terá lugar na freguesia da Criação Velha do concelho da Madalena.

1 COMENTÁRIO

  1. Tive muito bons amigos do Pico na Polícia Aérea do curso da Base Aérea 4 de 1963. No Negage e Maquela de Zombe 1963 – 1966 . Pena não ter nenhum dos amigos e que foram muitos e não poder contatar com nenhum deles . Meu nome é Nuno M . Araújo meu número era 110/63 e jogava Voleibol

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui