No dia 4 de agosto de 2024 teve lugar em Peniche a tradicional procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, uma das mais importantes celebrações religiosas e culturais da cidade. A procissão é um momento central das festas da cidade de Peniche, refletindo a profunda ligação desta cidade com o mar e a devoção dos seus habitantes a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores e dos viajantes.
A procissão teve início na Igreja de São Pedro. Este evento não é apenas uma demonstração de fé, mas também uma celebração da rica herança cultural e marítima de Peniche. A imagem da Santa é carregada pelas ruas da cidade, acompanhada por milhares de fiéis, criando uma extraordinária atmosfera de devoção e festividade.
A procissão contou com a tradicional participação de algumas dezenas de Combatentes do Concelho de Peniche que ao longo das ruas da cidade, qual delas a mais bonita e engalanada, transportaram o andor de São Francisco Xavier. Este Santo, conhecido como o “Apóstolo do Oriente”, é venerado pela sua dedicação missionária e espiritual, reconhecido pela sua coragem e compromisso em levar a fé cristã a novas terras, valores que ressoam com os valores da Liga dos Combatentes (LC) e dos Combatentes que serviram o nosso país. Este andor, reflete a reverência e o respeito que a comunidade de Combatentes tem por São Francisco Xavier. A sua presença na procissão serve como um símbolo de fé, esperança e gratidão pelas bênçãos recebidas e pela proteção divina invocada sobre os que serviram, servem e continuam a servir Portugal.
A Direção do Núcleo de Peniche da LC agradece a todos os Combatentes que estiveram presentes e participaram na procissão, não só pela participação em si, mas por transmitirem uma imagem de exemplo, dignidade, coragem, sacrifício e resiliência, dignificando e prestigiando a imagem do Núcleo de Peniche da LC e das três centenas de associados do Núcleo.
As Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem continuam a ser um importante marco na vida cultural e religiosa da cidade de Peniche, atraindo numerosos visitantes e turistas e reforçando o sentido de identidade e de comunidade entre todos. Tratou-se de um dia inesquecível para quem teve o privilégio e a oportunidade de acompanhar e vivenciar a ambiência cultural, festiva e religiosa desta significativa procissão em honra da Santa.