Com a colaboração e apoio organizativo do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, realizou-se, no passado dia 29 de junho, na freguesia de Casa Branca, concelho de Sousel, a cerimónia de inauguração do Monumento de Homenagem aos Antigos Combatentes Albidomenses no Ultramar, tendo presidido à Cerimónia o Tenente-general Joaquim Chito rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.
O dia foi preenchido com a realização de diversas atividades, nomeadamente: Concurso de Pesca Desportiva, Peddy Paper dos Antigos Combatentes, lançamento de duas obras literárias (“Combatentes do Concelho de Sousel, na Primeira Grande Guerra” e “Casa Branca – Notas Históricas Concisas”, de João Richau).
No decorrer do ponto alto das comemorações, a inauguração do monumento aos antigos combatentes, usaram da palavra:
– O representante de todos os Combatentes locais, Capitão-de-Mar-e-Guerra, na situação de Reforma, João Teles Ribeiro; – A Presidente da Assembleia Municipal de Sousel, Maria Rosalina Teles; – O Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Eng. Manuel Valério; – Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Chito Rodrigues.
Nos discursos foi evidenciado o esforço, privação e altruísmo dos antigos Combatentes locais, cuja vida foi fortemente impactada, física e psicologicamente, na sua passagem pela Guerra do Ultramar. O dia festivo terminou com um excelente concerto pela Banda da Armada Portuguesa.
Com a inauguração deste monumento, que apresenta os nomes dos antigos Combatentes da freguesia de Casa Branca e que constitui um símbolo da dedicação à defesa da pátria, todas as freguesias do Município de Sousel, ficaram a possuir um monumento de homenagem aos seus Antigos Combatentes.