No passado dia 10 de junho decorreram as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na vila de Pedrógão Grande, estando a Liga dos Combatentes representada pelo seu Presidente, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Núcleos da região e dezenas de Sócios Combatentes.
Nestas comemorações, presididas pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, foram prestadas as devidas honras militares e homenagearam-se os mortos em nome da Pátria, com uma prece pelo Capelão da Força Aérea Portuguesa e sobrevoo de uma esquadrilha de aeronaves F-16.
Os discursos da cerimónia deste ano foram proferidos pelo Bombeiro Rui Rosinha, uma das vítimas dos marcantes incêndios de 2017 na vila de Pedrógão Grande e nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra, seguindo-se a intervenção do Presidente da República.
Após os discursos, teve lugar o desfile militar composto por meios aéreos, Forças em Parada, Forças Equipadas para Combate, Forças Motorizadas e, ainda, por uma formação repleta de Combatentes e Sócios da Centenária Liga dos Combatentes.
O final da cerimónia ficou igualmente marcado pelo encontro de proximidade entre as Altas Entidades, nomeadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro com todos os Combatentes que tinham participado no desfile militar.
Fotografias: Rui Ochôa/Presidência da República e Câmara Municipal de Pedrogão Grande
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui