Cerimónia comemorativa do 106.º Aniversário da Batalha de La Lys e do Dia Nacional do Combatente
O Núcleo de Braga realizou, nesta cidade, no passado dia 10 de abril, a cerimónia comemorativa do 106.º Aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente. Do programa constou:
– Hastear das bandeiras; – Missa de sufrágio; – Cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes.
À semelhança de anos anteriores, como manda a tradição, as cerimónias iniciaram-se pelas 09h00, com o hastear das bandeiras (Bandeira Nacional e da Liga dos Combatentes), na sede do Núcleo.
Às 10h30, foi celebrada uma missa de sufrágio, na Basílica dos Congregados, em homenagem aos Combatentes que tombaram ao serviço da Pátria, em particular os que faleceram mais recentemente. A celebração eucarística esteve a cargo do capelão do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6), Rev. Pde. António Dias, e foi abrilhantada com uma Guarda de Honra ao Altar, por militares daquela Unidade Militar.
Finda a missa, por volta das 11h15, teve lugar a cerimónia militar evocativa da efeméride, junto ao Monumento aos Combatentes, na Avenida Central, onde foi depositada uma coroa de flores.
As honras militares ficaram a cargo de uma força cedida pelo RC6, que muito contribuiu para o brilho do evento. Após a “cerimónia aos mortos” e a deposição da coroa de flores, o Presidente do Núcleo, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira, procedeu à leitura da mensagem do Presidente da Liga dos Combatentes. Estiveram presentes várias entidades civis, militares e das forças de segurança, os elementos da Direção do Núcleo, o Porta-Guião, antigos combatentes, associados e população civil.
As cerimónias encerraram com o hino da Liga dos Combatentes, aplaudido com uma longa salva de palmas.