Realizou-se em Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão, no passado dia 4 de maio, a inauguração de um Monumento em Homenagem aos Combatentes naturais daquela localidade, que participaram na guerra do Ultramar, promovida pela autarquia local, com a colaboração do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes.
As cerimónias tiveram início com uma celebração religiosa na Igreja de Nine, com Missa de sufrágio pelos combatentes falecidos, tendo sido celebrante o Reverendíssimo Padre Vítor Sá. A homilia alusiva à efeméride prendeu a atenção dos convidados e associados presentes e tocou bem fundo o carácter marcadamente elogioso para os combatentes de todas as épocas, cuja memória deve ser sempre recordada pelos vindouros com admiração e saudade.
Usou da palavra os elementos da comissão organizadora, o Presidente da Liga dos Combatentes, o Tesoureiro da junta de freguesia de Nine, e por último o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Todos os oradores realçaram que a Inauguração do Monumento é um reconhecimento justo e merecido a todos os Combatentes que lutaram e tombaram em Defesa da Pátria.
O cortejo até ao local da cerimónia contou com um elevado número de Combatentes, familiares e outros, entidades civis e militares, entre elas, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Passos, o Presidente da Junta, Paulo Oliveira, o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, o Presidente Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira e restantes elementos da Direção do Núcleo.
Após a inauguração, procedeu-se à bênção do Monumento, pelo Reverendíssimo Padre Vítor Sá.
No final, um almoço de confraternização e convívio entre as entidades, os Combatentes presentes e seus familiares, para colocarem a conversa em dia, partilhando as “estórias” e experiências vividas, que se prolongou até final da tarde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui