A Direção da Liga dos Combatentes / Núcleo de Coimbra, representada pelo Presidente, TCor João Paulino, pelo Vice-presidente, Maj Jorge Carvalho e pelo Secretário, Cor Pedro Almeida, participaram nas cerimónias evocativas do Combate do Casal Novo, que ocorreu a 14 de março de 1811. O Município de Condeixa-a-Nova , em parceria com o Grupo de Recriação Histórica de Condeixa e com o apoio da Associação Napoleónica Portuguesa, promoveram estas cerimónias com o seguinte programa:
• 10h00 – Receção das altas entidades nos Paços do Concelho;
• 10h30 – Hastear da Bandeira Nacional;
• 11h30 – Início da cerimónia evocativa no local de Casal Novo, acompanhada pela prece do padre Luís Miguel Costa e deposição de coroas de flores;
• 13h00 – Arrear da Bandeira Nacional.
Há 213 anos o exército francês estava na fase de recuo após ter sido travado nas Linhas de Torres Vedras. Ao passarem por Condeixa, os homens de Massena destruíram tudo o que conseguiram. Casal Novo estava na rota de retirada das tropas napoleónicas e nesse dia, em 14 de março de 1811, as forças anglo-lusas venceram as tropas napoleónicas num confronto feroz, encerrando um período de dor, sofrimento, morte e destruição no concelho.
Um virar de página na História, que também ficou conhecido como o “combate de posições”. A batalha de Casal Novo não só vitimou portugueses, como destruiu património que existia na região de Condeixa-a-Nova.
Para que este momento perdure no tempo e seja conhecido por várias gerações, o Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa (GREHC), em parceria com a Câmara Municipal, dinamizou uma evocação do Combate de Casal Novo, como forma de «manter viva a memória».

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui