Realizou-se em Matosinhos – Leça da Palmeira, a cerimónia de comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, promovida pelo Núcleo, em colaboração com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. Pelas 10H15 iniciou-se a cerimónia com a concentração dos participantes em frente ao edifício da Junta, sendo de seguida içada a Bandeira Nacional pelo representante do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Fernando Monteiro e pelo Vogal da Direção, José Oliveira.
Ao mesmo tempo que o grupo de sócias e sócios do Núcleo entoava o Hino Nacional, o clarim dos Bombeiros de Matosinhos e Leça da Palmeira, solicitado para o efeito, fez os toques adequados àquela cerimónia. Pelas 10H30 foi dada continuidade ao programa no cemitério local – Talhão Militar da Liga, onde se encontravam posicionados o porta-guião, o clarim e uma Guarda de Honra composta por sócios combatentes. Procedeu-se à chamada dos combatentes leceiros mortos na Guerra do Ultramar pelo Presidente da Mesa da Assembleia-geral, seguida da deposição de duas coroas de flores no Talhão pelo Presidente da Mesa da Assembleia-geral e pelo representante do Presidente da União de Freguesias.
A cerimónia continuou com o Toque de Homenagem aos Mortos e foi guardado um minuto de silêncio com cântico de um salmo pelos sócios presentes para o efeito, terminando com a evocação religiosa pelo Rev. Padre Francisco Andrade. Posteriormente foi lida pelo Vice-presidente do Núcleo uma mensagem do Presidente do Núcleo, em virtude de não poder estar presente, Fernando Monteiro fez uma alocução alusiva ao ato. Tanto a mensagem lida como a alocução feita realçaram a importância de homenagear a memória de todos aqueles que, ao longo da nossa História, tombaram no campo da honra, nomeadamente na Guerra do Ultramar.
Para terminar, foi cantado o Hino da Liga dos Combatentes na presença de dezenas de sócios, seus familiares, combatentes e público em geral que estiveram presentes nesta atividade cívica e patriótica. Fez-se cumprir assim, mais uma vez, a tradição de uma iniciativa de um grupo de combatentes leceiros (que são presentemente sócios da Liga) que, antes da existência do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, a realizavam anualmente em Leça da Palmeira, no dia 10 de junho.