Núcleo Category: NúcleosNúcleo Tags: Núcleo de Setúbal
No Records Found
Sorry, no records were found. Please adjust your search criteria and try again.
Google Map Not Loaded
Sorry, unable to load Google Maps API.
Núcleo: SetúbalMorada do Núcleo:Rua dos Almocreves, 62 - R/C - 2900-213 Setúbal
E-mail: setubal@ligacombatentes.orgO Núcleo de Setúbal foi fundado em 30 de março de 1924 com a designação de Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra de Setúbal, conforme consta da ata nº. 1 da mesma data, por um grupo de cidadãos que formaram uma Comissão Administrativa tendo como Presidente o Combatente Dr. Cipriano Mendes Dórdio. Esta mesma Comissão formou a Direção Provisória da Comissão Organizadora da Subagência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, em Setúbal, ficando a mesma a funcionar numa das salas do Quartel de Infantaria Nº. 11, desta cidade.
Em 4 de março de 1925, foi eleita a primeira Direção da Subagência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, nesta cidade, ficando a ser presidida pelo Combatente Artur de Vasconcelos. A partir desta data inscreveram-se como sócios cerca de 10 Combatentes, pagando uma quota mensal de 2$50 (Ata n.º de 24/3/1925).
A partir de 1926, conforme acta nº. 45 do mesmo ano, a Agência da Liga deu início ao auxílio a sócios, viúvas e órfãos necessitados com subsídios mensais em valores aproximados entre 40$00 a 50$00. Foi também solicitado às câmaras Municipais do Distrito de Setúbal para que quando tivessem necessidade de admitirem pessoal, fizessem convites através das Agências da Liga, para que fossem admitidos ex-Combatentes da Grande Guerra. Esta ação é comprovada pela documentação trocada entre a Agência e Câmara Municipal.
A partir dos anos trinta, a Liga dos Combatentes passou também a preocupar-se com o internamento em hospitais, dos sócios ex-Combatentes, que começavam a dar sinais de doenças adquiridas nas frentes de combate da I Guerra Mundial (1914-1918), principalmente devido aos gases inalados, de que resultaram terríveis doenças, tais como a tuberculose e outras doenças das vias respiratórias que levaram muitas centenas à morte. Isto é confirmado em correspondência trocada entre ex-Combatentes ou seus familiares e as Delegações da Liga, a solicitarem auxílio para serem internados.
Em 08 de Agosto de 1929, a Câmara Municipal de Setúbal, cedeu a título provisório, a Casa do Corpo Santo, nesta cidade, para a instalação da Sede da Agência da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. Esta casa está situada no local que ainda hoje é designada pelo Largo do Corpo Santo. Em 30 de Novembro de 1931, esta Delegação inaugurou o Monumento aos Mortos da Grande Guerra, nesta cidade de Setúbal no local que foi designado por Largo dos Combatentes e onde também se situa uma grande artéria à qual foi dado o nome de Avenida dos Combatentes. Entre as várias Entidades presentes nesta inauguração, a que presidiu o Sr. Governador Civil do Distrito de Setúbal, Tenente-coronel Vanzelar, esteve o ilustre Presidente da Direção Central da Liga, Prof. Hernâni Cidade. Estes dados constam da ata Nº. 46 de 30 NOV 1931.
Em Novembro de 1932, foi inaugurada, nesta Agência, a Escola “Tenente Portugal” a fim de ser ministrada aulas do Ensino Primário (4.ª Classe), aos filhos dos ex-Combatentes, tendo como professora a D. Ivone da Silva Cabrita, que foi coadjuvada, pela professora D. Alice Gomes Pereira, que davam aulas a 30 crianças do sexo masculino e feminino. Todos os encargos, incluindo material escolar, foram subsidiados pela Agência, conforme consta da ata Nº. 151 de 30 NOV 1932.
Em 1950 a Câmara Municipal de Setúbal, concedeu um lote de terreno com a área de cerca da 200 m2 no Cemitério da Nª. Sra. da Piedade, nesta cidade, para que os ex-Combatentes falecidos ali ficassem sepultados. Em 1954 foi construído o 1.º conjunto de 120 gavetões (ossários), onde passaram a ficar depositados os restos mortais dos ex-Combatentes. O espaço de terreno cedido, ficou com a designação de Talhão dos Combatentes.
A partir dos anos sessenta a Liga dos Combatentes da Grande Guerra, através das suas Agências, tomou um novo impulso com a inscrição para sócios de grande número de ex-Combatentes do Ultramar, ao mesmo tempo que foi alterada o nome da Liga passando a ter a designação de Liga dos Combatentes.
Presidente: Francisco Manuel Janeiro Rita
Secretário: Paulo Guilherme Soares Roda
Tesoureiro: João Luís Marques Amieiro
1º. Vogal:Francisco Manuel Batista Lindim
2º. Vogal: Cristiano Rafael Ricardo Dias
1.º Vogal suplente: Fernando Manuel da Silva Rita
A Lista dos Órgãos diretivos está bastante desatualizada. A Liga deveria ter o cuidado de manter a sua informação disponível o mais atualizada possível.
Cordiais cumprimentos
João Luís Amieiro
SMOR RES C
Exmo Senhor, a que Núcleo se refere concretamente?
Ao Nucleo de Setubal.
A direção é composta desde FEV23 pelos seguintes elementos, conforme informação enviada DC:
Presidente: Francisco Manuel Janeiro Rita
Secretário: Paulo Guilherme Soares Roda
Tesoureiro: João Luis Marques Amieiro
1º. Vogal:Francisco Manuel Batista Lindim
2º. Vogal: Cristiano Rafael Ricardo Dias