Home Livros Coleção "Fim do Império" Percurso de uma vida – Recordações do Fim do Império
Percurso de uma vida – Recordações do Fim do Império
15,00€
10 em stock
Descrição
Percurso de uma vida – Recordações do Fim do Império
António Menezes da Silva
ISBN: 978-972-780-881-38
Edição: 1.ª Edição maio 2022
Páginas: 349
Dimensões: 165x230mm
Editora: Âncora Editora
Coleção «Fim do Império»
A primeira parte da prosa começa por uma análise social do país e da cidade que o viu nascer. Folheadas algumas páginas ficamos logo cientes de que teve infância e juventude felizes. Com muita sinceridade e o coração nas mãos, chega a considerar Luanda “um pedaço da sua vida”. Não restam dúvidas do amor que tinha à pátria africana, onde idealizava construir um futuro de sucesso e de felicidade plena.
Após a Licenciatura e a entrada no Ano de Prática Clínica apetrechou-se com as ferramentas necessárias para ser um clínico de corpo inteiro. Na sua cabeça fervilhavam projetos ambiciosos para o futuro. Realço o facto de querer fazer a sua carreira em terras angolanas, que o fascinavam… Antes da independência total, houve uma cimeira em Portugal que reuniu os líderes dos três movimentos de libertação, que gerou consensos para a constituição de um governo de transição.
Cumpridas estas etapas difíceis, alimentou a esperança do processo seguir por caminhos seguros, criando espaço para ultrapassar dificuldades e diluir ódios ancestrais. Contudo, os interesses instalados ou a instalar ditavam a sua lei; a ocupação do território por soldados estrangeiros fomentava a divisão e a discórdia. Adivinhavam-se outros confrontos violentos. Já longe daquele teatro de guerra, mas como se estivesse ainda na terra natal e pudesse influenciar a sua evolução política e social, assiste à barbárie que se seguiu ao “27 de Maio de 1977”. Para esquecer as agruras de Angola agarra-se aos familiares, aos amigos e ao investimento na formação profissional. O livro não termina sem descrever as múltiplas peripécias relacionadas com outra das suas paixões: a equinococose. Lutou muito e correu mundo para participar na cruzada contra esta parasitose.
(…) Não admira que tenha sido incumbido de organizar um Congresso Mundial em Lisboa e posteriormente assumido a presidência da Associação Mundial de Equinococose, que desempenhou com dedicação e brilho. Do Prefácio, Álvaro Carvalho
Avaliações
Ainda não existem avaliações.