No passado dia 18 de maio de 2024, o Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes realizou um conjunto de Cerimónias, que tiveram seu início com o içar da Bandeira Nacional, na Sede do Núcleo.
Seguidamente decorreu a deposição de uma coroa de flores, junto ao Monumento da Guerra Peninsular situado na Avenida Pedro Guedes, assinalando o 15.º aniversário da sua inauguração, onde foi lido um relato feito por um oficial francês, aquando da sua passagem por Penafiel pela altura das invasões Francesas.
A seguir, já na praça Municipal, junto ao Monumento aos Combatentes, realizou-se a Cerimónia Comemorativa do “Dia do Combatente” e o 106.º aniversário da Batalha de La Lys com a homenagem aos Mortos caídos pela Pátria e a deposição de uma coroa de flores junto ao mesmo Monumento.
Devido à previsão de mau tempo, esta cerimónia teve continuidade no Salão Nobre dos Paços Concelho com a imposição de condecorações a Combatentes. O ponto mais alto destas comemorações culminou com a atribuição da Medalha do Concelho de Penafiel – Grau Ouro, ao Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, sendo esta entregue pelo Presidente da Câmara, Dr. Antonino de Sousa ao Presidente do Núcleo de Penafiel, Sargento-mor António Araújo.
O Presidente do Núcleo usou da palavra, agradecendo ao Município pela atribuição de tão distinta condecoração, enaltecendo os estreitos laços de relacionamento com a edilidade e a sempre disponibilidade para esta tem para apoiar o Núcleo em todas as suas atividades.
O Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, convidado de Honra nestas cerimónias, agradeceu ao Presidente da Câmara, pelo reconhecimento dos serviços prestados à comunidade pelo Núcleo. Realçou ainda a disparidade existente pelos benefícios concedidos pelos governantes aos Combatentes e falta de concretização do que está previsto no Estatuto do Antigo Combatente (Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto). Salientou ainda que, a Liga dos Combatentes, já apresentou em Comissão Parlamentar alterações mais justas para os Combatentes.
Por fim, o Dr. Antonino Sousa felicitou o Núcleo de Penafiel pela passagem do seu centenário e que a atribuição desta da Medalha do Concelho de Penafiel é o reconhecimento do Município pelas atividades e serviços prestados no seu âmbito, aos Combatentes e aos penafidelenses.
A terminar realçou que é uma realidade o melhoramento da sede do núcleo, demonstrando o carinho que tem pelos Combatentes.
Estiveram presentes nestas Cerimónias, para além das referidas entidades, o Vereador da Proteção Civil, Dr. Rodrigo Lopes, o representante do Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Antonino Campos, o Coronel Cruz Lourenço, Diretor do Museu Militar do Porto, o Coronel José Carlos dos Santos Leal Teixeira, o Coronel João Manuel da Conceição de Oliveira, o Presidente do Núcleo Ribeirão e representantes dos Núcleos do Porto e Matosinhos, o Presidente ACUP de Castelo de Paiva e respetivos Guiões, o Presidente da Direção e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e a Vice-presidente da Assembleia Penafidelense, Dr.ª Maria Carolina Santos.